Extremos: meteorologia aponta máxima de 41ºC e mínima de 11ºC nesta semana

Enquanto em Cuiabá o calor deve marcar presença, em Chapada dos Guimarães o clima pode ser mais ameno

Foto: Luiz Alves/Secom

Pelas previsões do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), Cuiabá deverá voltar a ter altas temperaturas nesta semana: máxima de 41ºC, em Cuiabá. Em contrapartida, as mínimas em Chapada dos Guimarães podem atingir 11ºC.

De acordo com os meteorologias, o calor recorde deverá ser registrado no próximo sábado (24), em Cuiabá. Antes, ao longo da semana, as temperaturas na Capital podem chegar a 38ºC. Já as mínimas são previstas entre 20ºC e 21ºC.

Por sua vez, no município vizinho, a mínima prevista para esta semana é de 11ºC. Por lá, a previsão aponta máxima de 34ºC.

O Cptec também aponta para um aumento no índice de raios UV sobre Mato Grosso. A partir de quinta-feira (22), o IUV pode atingir nível 10, na maioria dos municípios. O valor é considerado “muito alto”, sendo que a exposição ao sol por tempo superior a 15 minutos não é recomendada.

Chuva

Para as duas cidades, a probabilidade de chuva é estimada em 5%, segundo o Cptec. O valor também era o apontado para esta segunda-feira (19), quando uma chuva fina caiu sobre Cuiabá. Houve uma melhora na umidade relativa do ar que alcançou a marca de 48%, mas apesar disso, o tempo continua seco.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ainda não divulgou o volume de chuva acumulado.

Confira aqui a previsão do tempo para outras cidades de Mato Grosso