Cidades

Exposição itinerante de Arte Sacra marca reabertura do Salão das Águas

Mostra Via Sacra Contemporânea permanece aberta a visitações na Secretaria Municipal de Cultura de Primavera do Leste, até 3 de outubro

2 minutos de leitura
Exposição itinerante de Arte Sacra marca reabertura do Salão das Águas

A releitura dos caminhos que Jesus Cristo percorreu desde o julgamento por Pôncio Pilatos até sua morte na cruz, pelo olhar de artistas plásticos mato-grossenses, estarão acessíveis para apreciação da população de Primavera do Leste ( a 234 km de Cuiabá).

Isso porque a exposição Via Sacra Contemporânea, promovida pelo Museu de Arte Sacra de Mato Grosso em parceria com a prefeitura, aporta ao município na sexta-feira (17) e permanece até o dia 3 de outubro.

O projeto estreia no município, reunindo 15 telas dos artistas Adir Sodré, Benedito Nunes, Gervane de Paula, Jonas Barros e Regina Penna, que retratam os passos de Jesus pelo olhar da arte mato-grossense.

A produção faz parte de um projeto desenvolvido em 2010 por meio da pintura dos muros de arrimo do complexo arquitetônico do antigo Seminário da Conceição, entre a Igreja do Bom Despacho e o Museu de Arte Sacra, no centro de Cuiabá.

Esse muro foi chamado de Via Sacra Contemporânea e é o suporte expositivo a abrigar as pinturas do projeto que chega a Primavera do Leste, transportando obras feitas ao longo de 106 metros em pinturas acrílicas sobre tela de 100 x 90 cm.

O Salão das Águas da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, está calizado na Av. Dos Lagos, nº 2602, no Jardim Parque das Águas.

“É muito importante fazer com que esse belo trabalho circule por Mato Grosso e transponha os limites da capital e do próprio Museu de Arte Sacra. É uma iniciativa que materializa o ideal da Secel em levar cultura a todos os cantos do Estado, permitindo que a população dos diversos municípios tenha acesso aos bens culturais”, expressou o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Alberto Machado.

Reabertura

A exposição marca a reabertura do Salão das Águas, o primeiro espaço dedicado a exposições permanentes no município. Com a pandemia, nenhuma exposição fixa é realizada no local desde março de 2020, sendo reaberta para a população agora.

“É um lugar onde acontece o trânsito das produções de artes visuais do nosso Estado, temos artistas consagrados de Mato Grosso, queremos expandir para artistas novos primaverenses, do Estado, do Brasil e até de outros países. A ideia é que esse espaço valorize o artista visual e construa políticas de fomento às artes visuais do nosso município”, destacou o secretário municipal de Cultura de Primavera do Leste, Wanderson Alex Moreira De Lana.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes