Exposição dos santos de Clínio Moura e apresentações artísticas marcam Natal do Museu de Arte Sacra

Antecedendo o Natal, evento ocorre entre os dias 17 e 22 de dezembro

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso e a Igreja Bom Despacho ficam lado a lado (Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Espaço que salvaguarda acervo composto por peças da religiosidade mato-grossense, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso realiza temporada especial de Natal.

De 17 a 22 de dezembro, diversas atividades serão realizadas, se estendendo também aos espaços da Paróquia Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho. A entrada será 1 kg de alimento não perecível.

A programação do “Natal de Luz” começa nesta terça-feira (17), com abertura solene às 19h. Neste mesmo horário entra em cartaz nas salas do museu, a exposição de santos em cerâmica, que integra acervo especial de um dos maiores expoentes do artesanato de Mato Grosso, Clínio Moura (in memoriam).

Paralelamente à abertura da nova exposição, visitantes também terão acesso às salas com peças do acervo permanente, que incluem itens pessoais do bispo Dom Francisco de Aquino Corrêa, retábulos da antiga Catedral Bom Jesus de Cuiabá e equipamentos da primeira rádio católica da cidade, a Difusora Bom Jesus.

A Feira do Vinil que traz acervo de discos clássicos também estará por lá, tal qual o coral da Regina Coeli, da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens. Para finalizar, a banda PisaNoRanho.

Os alimentos arrecadados serão encaminhados à Pastoral Social Amor em Cristo. As ações da pastoral envolvem uma rede de colaboradores e voluntários, movimentos pastorais e a comunidade do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho.

“Sobre a arrecadação de alimentos para a pastoral, vale ressaltar, ela existe desde 2012 e desde então vem realizando o projeto Natal Feliz e Natal com Cristo. O projeto atende mais de 500 famílias, não só no natal, com a doação de cestas básicas, material de limpeza, material escolar, mas também acompanhando essas famílias ao longo do ano, oferecendo apoio material e espiritual”.

Atrações culturais

O evento contará com diversas apresentações artísticos culturais, além das alusivas ao Natal. A Feira do Vinil, por exemplo, estará no espaço durante todo o projeto, bem como o Theatro Fúria, com performances de teatro.

Péricles Anarcos e Carolina Argenta, do Theatro Fúria, levam criações para o formato lambe lambe (Reprodução Facebook)

Além disso, coros, grupos instrumentais e musicistas fazem sua música ecoar pelas alas do museu, enquanto visitantes terão também à disposição, comidinha na feira gastronômica e poderão apreciar também, itens da feira de artesanato.

De acordo com a assessoria do evento, o Natal de Luz foi criado para oportunizar momentos de confraternização e doação entre a população Cuiabana, além de abrigar manifestações culturais de artistas e artesãos locais.

Confira a programação completa:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMaluf assume presidência do TCE nove meses após deixar a ALMT
Próximo artigoSergi Vizoso assume vice-presidência da divisão agrícola da BASF

O LIVRE ADS