Negócios

Exportações do milho mato-grossense batem recorde e registram alta de 6,24%

2 minutos de leitura
Exportações do milho mato-grossense batem recorde e registram alta de 6,24%
Foto: Olímpio Filho/Embrapa

O Brasil já enviou nos dez primeiros meses do ano mais de 34,7 milhões de toneladas de milho para o mercado externo, referentes a safra 2018/19. O número é 51,35% maior do que o registrado no mesmo período no ano de 2018, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic).

Mato Grosso, que é apontado como o maior produtor de grãos do país, contribuiu com 54,15% da produção brasileira exportada ante os 77,14% de 2018. A participação do estado nas exportações de milho está caindo, devido ao aumento na procura interna pelo grão.

Mas, apesar da redução na participação nos volumes totais do país, o acumulado de milho mato-grossense escoado já ultrapassou o total embarcado no ano anterior em 6,24%.

“Mesmo com a redução na cota nacional, Mato Grosso ainda registrou recorde nos embarques neste ano, demostrando que as exportações não foram prejudicadas com a forte demanda interna pelo cereal”, pontua Imea.

O Mdic também divulgou os dados referentes à exportação de soja em grão de Mato Grosso no mês de outubro. De acordo com os registros, o estado exportou 358,6 mil toneladas do grão no mês, número 27,41% menor quando comparado a outubro de 2018.

A queda, segundo o Ministério, foi em razão da menor demanda da China em decorrência dos casos de peste suína no país. No entanto, o acumulado de janeiro a outubro de 2019 registrou alta de 17,11% se comparado à média acumulada dos últimos cinco anos.

Essa alta representa um volume 2,7 milhões a mais do que a média, registrando o 2º maior volume no acumulado para o período. Somadas, as comercializações geraram US$ 6,5 bilhões para Mato Grosso.

O Imea explica que esse recuo das embarcações no mês de outubro é comum, visto que resta pouca soja disponível no mercado nesta época e a maior parte do volume negociado é voltado para o mercado interno.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes