Exportações do algodão mato-grossense crescem 36,7%

De janeiro a abril o Estado destinou 239,8 mil toneladas da fibra para o exterior

Foto: Grupo SLC Agrícola/Divulgação

Com participação de 65% no volume das exportações do algodão brasileiro, Mato Grosso é o principal responsável pelos envios da pluma para o exterior. Segundo os dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), de janeiro a abril deste ano o Estado participou com 239 mil toneladas da fibra negociada pelo país.

O volume é 36,7% maior do que o realizado durante o mesmo período do ano passado, quando Mato Grosso havia enviado 160,4 mil toneladas da produção estadual.

Já a soma dos envios do país feitos nos quatro primeiros meses foi de 365,61 mil toneladas. O que representa um crescimento de 74,7% na participação, se considerado o volume apresentado no mesmo período de 2018.

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), justifica que esse contexto de bons volumes escoados em 2019 está ligado à maior demanda pela pluma mato-grossense, principalmente, pela China e a Indonésia. Uma vez que os chineses demandaram 64,2 mil toneladas da fibra e a Indonésia 41,5 mil toneladas da produção mato-grossense deste ano.

Para além da forte demanda, o Imea reforça o alerta para o período de entressafra e para a safra que está no campo, pois “os entraves logísticos poderão aparecer como um ponto de atenção no escoamento, tendo em vista a safra volumosa para MT.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorTempestade em Cuiabá derruba árvores, placas e parte do teto do Pronto-Socorro
Próximo artigoBanco Central mantém juros básicos no menor nível da história