Negócios

Exportação do milho mato-grossense aumenta 54,3% em 2019

1 minuto de leitura
Exportação do milho mato-grossense aumenta 54,3% em 2019
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

As exportações do milho produzido no Brasil somaram 28,9 milhões de toneladas de janeiro a setembro deste ano. Volume 130,3% maior que o acumulado no mesmo período de 2018. Desse total, Mato Grosso participou com 52,4% do total enviado para o exterior. Apesar de significativa, a participação do Estado vem caindo nos últimos meses, pautado pela grande procura do mercado interno.

De acordo com o último relatório do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), as exportações mato-grossense somaram 15,1 milhões de toneladas no acumulado deste ano. Quantidade bem acima dos 9,8 milhões de toneladas observado em 2018. Tal ampliação se deve, principalmente, à produção do grão em maior escala, seguida da demanda externa mais aquecida.

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), destaca como “fato curioso”, a mudança nas posições dos maiores importadores de milho até setembro. Agora, liderada por Vietnã com 1,6 milhões de toneladas, seguido por Egito com 1,5 milhões de toneladas e Marrocos com 563 mil toneladas.

Ainda afirma que com o bom desempenho observado neste período “é esperado um volume superior ao de 2018, visto que ainda restam três meses para o encerramento desse ano e 14,3% para alcançar a quantidade escoada no ano passado”, afirma o Imea.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes