Cidades

Expectativa de vida em MT é uma das mais baixas do Centro Oeste

Com média de 74,9 anos, Mato Grosso só fica na frente de Goiás, segundo o IBGE

1 minuto de leitura
Expectativa de vida em MT é uma das mais baixas do Centro Oeste
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Uma pessoa nascida em Mato Grosso em 2019 tinha expectativa de viver, em média, até os 74,9 anos de idade. Esse é um dos menores índices do Centro Oeste. No ranking, o Estado só não perde para Goiás (74,7). Os dois estão abaixo da média nacional, que ficou em 76,6 anos.

As informações são das Tábuas Completas de Mortalidade para o Brasil, divulgadas pelo IBGE. A expectativa de vida fornecida pelo estudo é um dos parâmetros para determinar o fator previdenciário no Brasil.

Entre as unidades da federação, a maior expectativa de vida foi verificada em Santa Catarina (79,9 anos), com 3,3 anos acima da média nacional, e a menor, no Maranhão (71,4 anos).

Assim como no Brasil, em Mato Grosso, a probabilidade de sobrevivência entre os 60 e 80 anos das mulheres é maior que a dos homens. No Estado, a proporção é de 510 por mil para homens e 628 por mil para mulheres.

As taxas mais baixas foram registradas, no Piauí para os homens (427 por mil) e em Rondônia (557 por mil) para as mulheres. Para ambos os sexos, a menor taxa é a de Rondônia, onde nem metade dos indivíduos que atingem os 60 anos chega a completar 80.

Mortalidade infantil

O levantamento do IBGE também traz dados sore a mortalidade infantil. Em 2019, a menor – assim como em 2018 – foi verificada no Espírito Santo: 7,8 óbitos de menores de 1 ano para cada mil nascidos vivos. Por outro lado, a maior foi, mais uma vez, a do Amapá: 22,6 por mil.

Em Mato Grosso, o número é de 15,8 mortes por casa mil recém-nascidos vivos. Esse o oitavo maior percentual do país.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes