Excesso de peso causou o desabamento de loja em shopping

Acidente aconteceu na tarde de terça-feira e deixou três feridos

Bombeiros procuram vítimas de desabamento de telhado em shopping center de Tangará da Serra (Foto: Divulgação/CBMMT)

Laudo da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) apontou que o excesso de peso causou o desabamento do telhado da Lojas Americanas localizada no shopping de Tangará da Serra (240 km de Cuiabá).

O acidente aconteceu na tarde de terça-feira (30) e deixou três pessoas feridas, sendo que uma foi retirada dos escombros.

Conforme a perícia, o excesso de peso se deu pela sobreposição de telhas. Consta que o telhado da loja passava por reforma para a substituição das telhas. No entanto, ao invés de retirar as antigas, os responsáveis apenas empilharam as novas telhas sobre elas.

Por conta do acidente, o shopping foi interditado.

A análise foi realizada pelo perito oficial criminal Marivaldo Rocha, que atestou que a estrutura metálica que recebe o peso da cobertura “entrou em colapso” e puxou as demais, como um efeito dominó.

“Essas tesouras, ao caírem, puxaram a estrutura de concreto onde se apoiavam e estas também vieram a cair sobre o piso”, explicou.

Apesar dos danos, o perito destacou que a estrutura geral do shopping não foi prejudicada. Dessa forma, o espaço deve ser desinterditado em breve.

A Politec informou que ainda vai finalizar o laudo pericial, no prazo de até 10 dias. A equipe deve analisar se as normas técnicas de engenharia estavam em conformidade com a legislação.

(Com assessoria)