18 de abril de 2026 06:00
DestaquesMato GrossoPersonagens

Ex-secretário preso em MT: PSD aguardará investigação

Foto de Karina Cabral
Karina Cabral

O Diretório de Mato Grosso do Partido Social Democrático (PSD) declarou que aguardará o desenrolar das investigações da operação que levou o ex-secretário Nilton Borgato – filiado ao partido – a ser preso para tomar qualquer decisão sobre o caso.

Em nota, o PSD MT informou que só soube da prisão do ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) pela imprensa.

Nilton Borgato foi preso na manhã desta terça-feira (19) pela Polícia Federal durante a Operação Descobrimento, que investiga o tráfico internacional de drogas.

O ex-secretário é pré-candidato a deputado federal e foi detido em seu apartamento, localizado em um prédio de alto padrão na avenida Presidente Marques

Operação

As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça da Bahia e serão cumpridas em Mato Grosso, São Paulo, Rondônia e Pernambuco. Em Portugal, com o acompanhamento de policiais federais, a polícia portuguesa cumpre três mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva nas cidades do Porto e Braga.

As investigações tiveram início em fevereiro de 2021, quando um jato executivo Dassault Falcon 900, pertencente a uma empresa portuguesa de táxi aéreo, pousou no aeroporto internacional de Salvador/BA para abastecimento.

Após ser inspecionado, foram encontrados cerca de 595 kg de cocaína escondidos na fuselagem da aeronave.

A partir da apreensão, a Polícia Federal conseguiu identificar a estrutura da organização criminosa atuante nos dois países, composta por fornecedores de cocaína, mecânicos de aviação e auxiliares (responsáveis pela abertura da fuselagem da aeronave para acondicionar o entorpecente), transportadores (responsáveis pelo voo) e doleiros (responsáveis pela movimentação financeira do grupo).

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

TRT-MT fixa em R$ 30 milhões valor para Estado adquirir prédio da Santa Casa em Cuiabá

Decisão judicial estabelece lance mínimo para continuidade do processo; montante será destinado ao pagamento de dívidas trabalhistas acumuladas pela antiga gestão
Geral

Linha 735 entra em operação para ligar o Parque Cerrado ao Centro de Cuiabá

Nova rota reforça o transporte na região Sul com veículos climatizados e trajeto via Distrito Industrial; Capital atinge a marca de 100 linhas ativas
VG Fight Iteec Brasil
EsportesGeral

Iteec Brasil celebra o aniversário de Várzea Grande com evento gratuito de artes marciais

Festival de lutas contará com a disputa de seis cinturões de cinco modalidades diferentes
Geral

​Festival da Pamonha projeta movimentar 40 toneladas de milho e lança concurso inédito em Cuiabá

7ª edição do evento na Comunidade Rio dos Peixes terá premiação para a melhor receita de pamonha doce e salgada; expectativa é de 30 mil visitantes até terça-feira (21)