Judiciário

Ex-governadores prestarão depoimento por compra de vaga no TCE

Blairo Maggi e Silval Barbosa são acusados de patrocinar ilegalidades para favorecer o ex-deputado Sérgio Ricardo

1 minuto de leitura
Ex-governadores prestarão depoimento por compra de vaga no TCE
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O juiz da Vara Especializada em Ação Civil Pública e Popular, Bruno D’ Oliveira Marques, designou para o dia 12 de julho o depoimento dos ex-governadores de Mato Grosso Blairo Maggi e Silval Barbosa e dos ex-deputados estaduais Humberto Bosaipo e José Riva na ação em que todos são acusados de participar de uma suposta negociação financeira para a compra de uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Na mesma data também serão ouvidos o ex-secretário de Estado Éder Moraes, o empresário do ramo de combustíveis, Gércio Marcelino Mendonça Júnior, conhecido como Júnior Mendonça, o ex-conselheiro Alencar Soares, o conselheiro afastado Sérgio Ricardo e o empresário Leandro Soares.

Por conta da pandemia do coronavírus, a audiência de instrução e julgamento será virtual.

Teor da denúncia

De acordo com a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPE), a ida do deputado estadual Sérgio Ricardo ao Tribunal de Contas do Estado para ocupar a vaga que antes pertencia ao conselheiro Alencar Soares custou R$ 12 milhões.

Desta quantia, teria havida uma “manobra espúria” envolvendo as autoridades denunciadas para movimentar R$ 4 milhões. O dinheiro seria fruto de esquemas de corrupção montados na estrutura do governo do Estado e culminariam em crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Na esfera cível, o MP pede ressarcimento aos cofres públicos e perda do direito político dos envolvidos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes