Justiça

Ex-assessor do desembargador Sebastião de Moraes seria intermediador de venda de decisões

venda de entenças
Foto de Livre
Livre

O advogado Rodrigo Vechiato da Silveira seria o suposto intermediador da venda de decisões judiciais entre o desembargador Sebastião de Moraes Filho e o advogado Roberto Zampieri.

A participação dele no suposto esquema é apontada na decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que afastou Sebastião de Moraes Filho e o também desembargador João Ferreira Filho de seus cargos há duas semanas.

O CNJ disse que a hipótese surgiu de análise de troca de mensagens entre Zampieri e Vechiato. Em uma há dados sobre a transferência bancária de R$ 50 mil e a compra de dólares. As informações são do site Olhar Direto.

Eles usariam os codinomes “homem” e “chefe” para identificar as pessoas envolvidas no suposto esquema. Rodrigo Vechiato da Silveira era assessor do desembargador Sebastião de Moraes Filho na época dos fatos em apuração.

As pessoas por trás do codinome seriam identificáveis noutra troca de mensagens. Zampieri teria enviado uma decisão assinada pelo desembargador com o texto “esse tem honorários” e a resposta de Vechiato teria sido “falei com o chefe e ele disse que vai reconsiderar”.

A conversa seria sobre uma decisão do desembargador que teria sido modificada posteriormente para atender o pedido de Roberto Zampieri. O pleno do CNJ afastou os desembargadores Sebastião de Moraes e Filho e João Ferreira Filho por indícios de relação suspeita entre eles.

Os desembargadores teriam “relação íntima” com o advogado ao mesmo tempo em que julgavam individualmente (decisão monocrática) as ações que Zampieri ou era o representante judicial ou era o coordenador do processo de uma das partes.

Roberto Zampieri foi morto em dezembro do ano passado dentro de seu carro, em frente ao seu escritório. A Polícia Civil diz que ele foi atingido por ao menos 10 tiros. As informações sobre a suposta compra e venda de sentença apareceram após a morte do advogado.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Política

Mais polêmica! Áudio vazado expõe ameaça de Wanderley Cerqueira em Câmara de VG

Assessor do presidente da Casa cita suposta ajuda de Sérgio Ricardo e promete divulgação de conteúdo na imprensa
Geral

Quer viver o universo geek e gosta de RPG? Chapéu de Mago promove encontro no Pantanal Shopping

Evento reúne fãs de RPG, card games e jogos estratégicos neste sábado
Geral

Hospital Central ultrapassa 17 mil atendimentos em cinco meses de operação

Unidade de alta complexidade em Cuiabá já atende pacientes de mais da metade dos municípios de Mato Grosso
Geral

Caminhão com carga da facção é apreendido após apresentar notas fiscais falsas em Lucas

Operações em Lucas do Rio Verde e Nova Mutum desarticulam esquema de “assistencialismo criminoso” usado para cooptar comunidades
Carregando horário...