Evento esportivo homenageia região histórica de Cuiabá

A região do Coxipó do Ouro foi o local que deu origem à capital. O registro histórico dos primeiros não índios a se movimentarem por lá é do período colonial, no século 17. Rios de águas transparentes e uma cadeia de morros ainda mantém seu aspecto primitivo quase intacto. Prova disso é que há ainda muitos locais acessíveis apenas por trilhas e é justamente neste lugar que será realizada entre os dias 28 e 29 a primeira etapa do Circuito Ultramacho Coxipó do Ouro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas via site oficial, o www.ultramacho.com.br.

De acordo com o organizador, Tomio Uemura, apesar da região ser ocupada desde os tempos remotos do surgimento de Cuiabá, ainda é pouco explorada turisticamente. “Muita gente nunca esteve por lá e não imagina o potencial cênico do Coxipó. É difícil acreditar que a menos de 30 km da capital seja possível viver grandes aventuras em lugares ainda intocados, sem qualquer vestígio de poluição, com rios de águas transparentes e com um visual de tirar o fôlego para os paredões da Chapada dos Guimarães”, explica.

Segundo ele, cerca de 1400 atletas são esperados para participar de seis provas diferentes. No sábado, serão realizadas quatro delas, e no domingo, duas de trail run, corrida realizada em ambiente natural e caracterizada por passagens em trilhas, estradas de terra, travessia de rios e obstáculos naturais como troncos e pedras. Podem ser realizadas em provas de solo com as seguintes distancias: 12k e 21k. A altimetria da prova de 12k é de 790 m, já da prova de 21k é de 1190 m.

O sábado será o ponto alto. Confira as competições:

-ULTRABIKE: prova de mountain bike no estilo maratona.  É caracterizada por trajeto em estradões de terra, trilhas, travessia de rios e trechos em asfalto. Possui aproximadamente 33,5k de distância. A altimetria acumulada da prova é de 1520 m

-CROSSO DUATHLON: competição que envolve duas modalidades esportivas (corrida e mountain bike). Largada com aproximadamente 5k de corrida em trilha, transição para 15,5k de mountain bike e nova transição para a corrida com cerca de 2,5k para finalizar, totalizando aproximadamente 23k de prova. A altimetria acumulada da prova é de 940 m.

-ENDURANCE: Prova solo que envolve três modalidades esportivas (canoagem, corrida e mountain bike) que podem ter sua sequência alterada. As distancias aproximadas são 18,5k de mountain bike, 7k de corrida em trilha e 7k de canoagem em caiaques infláveis. A altimetria acumulada da prova é de 1415 m. Todo o equipamento de canoagem é fornecido pela organização (caiaque, remo e colete), os demais equipos são de responsabilidade do atleta.

-ULTRAKIDS: Uma competição cujo objetivo é divertir a criançada. Uma prova infantil para os minis ULTRAS de 0 a 12 anos, que envolve a prática da corrida. Uma disputa simbólica que pretende deixar boas lembranças e referências relacionadas ao esporte e à saúde.

Mais informações: 65 9905-6090

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorArena temática do desenho Dora, a Aventureira, atrai crianças ao Pantanal Shopping
Próximo artigoPF cumpre mandados de prisão de acusados de fraudes em fundos de pensão