Evento com apresentações musicais exalta as ‘belas artes’

Repertório de MPB com criações vocais do grupo Mesa 6 é destaque da noite

Música, teatro, poesia e palestra celebram o Dia da Arte 2018, evento com entrada solidária, neste sábado (17), às 19h, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. O grupo Mesa para Seis e a Banda do Exército são destaques da programação. O ingresso é 1 quilo de alimento não-perecível, destinado a instituições filantrópicas.

O evento deste ano – promovido pela Nova Acrópole, em parceria com o Teatro e com a Sala da Mulher – tem como tema central “Viver com Arte – a beleza como expressão da vida”. De acordo com o palestrante e diretor da Nova Acrópole Cuiabá, Roni Cezar Almeida, a arte já esteve mais presente no cotidiano das comunidades. “As pessoas escreviam cartas, poemas, compunham músicas. As cidades antigas tinham coretos, anfiteatros, praças decoradas com jardins, fontes, belas estátuas, uma arquitetura que enfatizava ambientes para a convivência e a contemplação da vida e da natureza”.

No entanto, com o passar dos anos, e o processo de aceleração da vida, esses elementos foram perdendo espaço, dando lugar à praticidade e às novidades do mundo moderno. Na visão da Nova Acrópole, a arte tem a função de transmitir beleza e elevar a consciência, sendo uma ferramenta de expressão dos aspectos mais elevados do ser humano. “Esse evento é uma oportunidade para quem quer ter contato com as belas artes. Precisamos saber usar melhor esse elemento, não apenas em nossos espaços, como em gestos e palavras. Cortesia, gentileza, bondade e verdade são aspectos da beleza que fazem bem para o corpo e para a alma”, completa o palestrante.

A diretora geral do Teatro Zulmira e administradora da Sala da Mulher, Daniella Paula Oliveira, destacou a importância de ceder o espaço para disseminar conhecimento ao público mato-grossense, por meio da arte, além do compromisso social, com repasse de alimentos a entidades de atendimento de comunidades periféricas. “A gente tem imensa alegria de apoiar um projeto que, além de promover a cultura e a beleza, pode convidar a sociedade a trabalhar a solidariedade”, exalta.

Confira a programação:

– Abertura, às 19h, com o grupo ‘Mesa para Seis’

– Música e poesia: ‘Para viver um grande amor’, de Vinicius de Moraes, cantada pelo Coral Allegro, acompanhado de declamação com Eleonora Alves

– Música ‘Roda Viva’, de Chico Buarque, tocada e cantada por Maisa Oliveira, Sofia Oliveira e Aristeu Borges

– Encenação: ‘As três peneiras de Sócrates’, com Eleonora Alves e Aline Almeida

 Palestra ‘A beleza como expressão da vida’, com o diretor da Nova Acrópole Cuiabá, Roni Cezar Almeida​

– Encerramento com a Banda do Exército

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAtividades econômicas usam 3,2 trilhões de metros cúbicos de água em 2015
Próximo artigoCinco perguntas para LÉO SANTANA