Variedades

Evento circense reúne artistas da América Latina em Cuiabá com apresentações ao público

3 minutos de leitura
Evento circense reúne artistas da América Latina em Cuiabá com apresentações ao público

Após quatro anos de espera, Cuiabá se transforma em picadeiro para reunir palhaços e artistas circenses de diferentes regiões do país e da América Latina. Isso porque a 3º edição do Encontro Internacional dos Artistas de Picadeiro irá promover, de quarta-feira (22) até sábado (25), apresentações ao público de todas as idades, além do intercâmbio de experiências entre iniciantes e veteranos da arte, no Museu do Rio.

Na ocasião, mais de 50 artistas de diferentes especialidades oriundos do Brasil, Argentina, Colômbia e Portugal. Na abertura do evento, quarta-feira (22), os anfitriões do grupo Flor de Atalaia darão início às apresentações às 20h30, seguidos do espetáculo de Ana Piu “Um Númebros De Bell Tranna”, às 21h, com o Grupo de Teatro Balbinas Beduinas, de Portugal.

Na quinta-feira (23), a partir das 20h, é a vez de “Arreia a Mala”, do Grupo Volta Seca, de Anápolis (GO), e logo em seguida, “Proezas de Extrabão”, peça da Cia Megammi, de Porto Alegre (RS), apresentada em mímica.

Foto: Renato David Oliveira

A novidade da 3ª edição será a Convenção Pantaneira de Malabarismo, Circo e Palhaços e a noite das mulheres circenses e palhaças. Esta última, realizada na sexta-feira (24), às 20h, contará com apresentações da Mulher Dragão da Cia Vanda Cortez de Salvador (BA), “Bell Tranna” com As Balbinas Beduinas de Portugal, e Malabaris com Taianie Olevate de Juiz de Fora (MG).

O sábado (25), dia da Convenção, será marcado por oficinas e apresentação do projeto Borbulhando Bolhas de Sabão, com Vanda Cortez de Salvador (BA), a partir das 16h. Além disso, reprise da Cia Volta Seca de Anápolis (GO) e os espetáculos “A Hora do Sono”, “Número + 1-1”, “O Pirata”, do Espaço Vivart Corumbá (MS).

Na sequência, o encerramento do evento também contará com “O Apito”, do palhaço Billy/Allan Ortega Monteiro, Freestyle Skateboarding combinado com Malabares, pelo argentino Brian Alejandro Rodriguez, e o “Balão Flutuante” dos mato-grossenses do Andarilhos das Estrelas, de Nova Xavantina.

“O Apito”, com palhaço Billy

Encontro Internacional dos Artistas de Picadeiro

Contemplado pelo edital do Fundo Municipal de Cultura, a 3ª edição do Encontro Internacional dos Artistas de Picadeiro e a 1ª Convenção Pantaneira de Malabarismos, Circo e Palhaços tem como objetivo dar vida à arte ao encontrar novas plateias em espaços públicos.

Presentes na ocasião, artistas de Salvador/BA, Corumbá/MS, Altos/PI, São Paulo/SP, Anápolis/GO, Tangará da Serra/MT, Nova Xavantina/MT, Cuiabá/MT, Rondonópolis/MT, Portugal, Rosário/Argentina e Colômbia.

A iniciativa é idealizada em Cuiabá pelo produtor cultural, ator e diretor Ilson de Oliveira, há 25 anos atuante nas artes circenses em Mato Grosso, especialmente à frente do Ponto de Cultura Em Cena Escola de Palhaços e Cia Theatro em Cena.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes