Por Francisney Liberato

É completamente possível desenvolver uma nova habilidade. Utilize a receita básica para qualquer escolha: decisão consciente, disciplina e persistência!

Talvez você esteja pensando: por que aprender técnicas de oratória? Eu não preciso disso, já sei me comunicar muito bem, inclusive sou elogiado pelas outras pessoas, por minha brilhante desenvoltura em público. Ou, talvez, o seu caso seja de não querer se expor, por vergonha, desinteresse ou falta de coragem de encarar esse desafio.

Para todos esses casos, há uma dica muito importante: não adianta fugir. É essencial falar em público! Em algum momento você terá que se comunicar e há diferença entre se comunicar por necessidade e obter êxito na comunicação por intermédio de técnicas. Como resultado disso, você certamente transporá muros em suas relações interpessoais.

Nós, seres humanos, dependemos da comunicação para nos relacionarmos com as pessoas, e, inclusive, essa é uma das grandes características que nos difere dos demais animais, que não precisam falar, mas que sabem se comunicar.

Uma dica muito importante para você é: ninguém nasceu falando em público, o que eu quero dizer com isso é que podemos treinar e desenvolver essa habilidade, contudo, assim como em qualquer escolha, você precisa fazê-la de forma consciente.

Vale ressaltar que existem pessoas que têm maior facilidade para se comunicar em público, entretanto, mesmo nesses casos, há a necessidade de aperfeiçoar esse dom com as técnicas de oratória.

Adianto que no início tudo será novo e difícil, entretanto, com o tempo as coisas tomarão forma.

Falar é a maneira mais eficiente e transparente que temos para nos comunicar com os outros.

Falar em público, em meu modo de pensar, é a mesma coisa que falar com apenas um indivíduo. O conteúdo já está dentro de você. Por óbvio, alguns ajustes são necessários para dar mais dinâmica à apresentação.

As técnicas de oratória são o nosso apoio para que possamos melhorar a nossa performance diante do público. As técnicas são dicas que manterão um padrão de comunicação com todos, em qualquer cidade, estado ou país e com diferentes plateias.

Outra dica interessante é: se alguém que você conhece consegue se expressar em público, você também pode, pois temos as mesmas competências e capacidades para alcançar esse desafio.

O momento para aprender a desenvolver as técnicas de oratória é agora! Acredite: vale a pena aceitar o desafio de falar em público. Saiba que a maneira como você pensa é diferente de todos neste mundo, portanto, as pessoas precisam ouvir você para aprender com suas experiências, conselhos e ser alguém melhor neste mundo, por meio do seu testemunho. Comunique-se. Aceite o desafio!

Francisney Liberato Batista Siqueira é Secretário de Controle Externo, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador. Autor dos Livros “Mude sua vida em 50 dias” e “Como falar em público com eficiência”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes