Cuiabá

ETE Lipa entra na fase final de construção

Mais nova estação de tratamento de esgoto de Cuiabá já opera parcialmente e está com 93% das obras concluídas

2 minutos de leitura
ETE Lipa entra na fase final de construção
(Foto: Assessoria)

Faça chuva ou sol, o trabalho prossegue. Em campo, 30 profissionais, dentre os quais pedreiros, soldadores, carpinteiros e eletrotécnicos, se dividem, focados em concluir a construção da mais nova estação de tratamento de esgoto de Cuiabá, a ETE Lipa.

Projetada no chamado sistema compacto, ela traz ao município inovações em engenharia de saneamento básico e tem, no momento, 93% das obras finalizadas, já operando parcialmente. Sua edificação é resultado do investimento de R$ 42 milhões, montante que proporcionará a 126 mil pessoas o acesso ao serviço de esgotamento sanitário doméstico.

“Esta é, sem dúvida, uma das mais importantes iniciativas em saneamento da história de nossa capital. Quando uma gestão prioriza o tratamento de esgoto ela está, de uma vez só, trabalhando pela preservação dos mananciais de água e transformando a cidade em um lugar melhor para viver, trabalhar e investir”, pontua o prefeito Emanuel Pinheiro, ressaltando que o município atingirá as metas determinadas no Marco Nacional do Saneamento Básico quase uma década antes do prazo. “Em 2024 alcançaremos a expressiva marca de 91% de cobertura.”

Situada na Avenida José Rodrigues do Prado, no Parque Residencial Tropical Ville, a unidade de tratamento faz parte do Sistema Lipa de Esgotamento Sanitário, que já conta com mais de 100 quilômetros de redes coletoras instaladas. Atualmente, 25 toneladas de carga poluidora são tratadas semanalmente na estação, com elevado padrão de controle.

“O monitoramento da qualidade do efluente é realizado diariamente em laboratório próprio e terceirizado por meio de análises bioquímicas, sólidos sedimentares, alcalinidade e acidez da água, entre outras, conforme normativas e legislações brasileiras”, explica o diretor geral da Águas Cuiabá, William Figueiredo.

Sistema compacto

Além de requerer menos espaço para sua implantação, a Estação de Tratamento de Esgoto Lipa traz avanços no quesito tempo. Ela faz uso de alta tecnologia, que reduz a carga de resíduos orgânicos cinco vezes mais rápido que o modelo convencional. Com sua plena entrada em operação, até sete toneladas de esgoto deixarão, progressivamente, de ser lançadas, por dia, na natureza.

A ETE Lipa tem capacidade para tratar 260 litros de esgoto por segundo. A previsão da concessionária Águas Cuiabá, empresa da Iguá Saneamento, é que a construção da nova unidade esteja concluída até maio, passando a operar plenamente ainda no primeiro semestre de 2022.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes