ETA Sul passa a abastecer Boa Esperança

Bairro com 12 mil moradores ganha nova realidade no abastecimento

Inaugurado na década de 60, entre as histórias e o clima universitário, o bairro Boa Esperança cresceu e ganhou destaque em Cuiabá muito em face da presença do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da movimentada vida acadêmica. Com cerca de 12 mil moradores, a partir de agora o bairro viverá uma nova realidade no abastecimento, passando a receber água tratada e 100% fluoretada diretamente da Estação de Tratamento Sul. A interligação da região ao novo complexo e as melhorias efetuadas na rede representam um importante avanço em saúde e qualidade vida à comunidade

“Até o primeiro semestre deste ano o Boa Esperança era atendido pela ETA Tijucal. Com a entrada em operação da ETA Sul, o fornecimento de água foi migrado para o novo sistema. A partir de agora os moradores e comerciantes da localidade vão começar a perceber, em sua rotina, os benefícios desta medida”, explica o diretor geral da Águas Cuiabá, William Figueiredo. “Quando as atividades acadêmicas forem retomadas presencialmente, os alunos, professores e servidores da UFMT também desfrutarão dos ganhos gerados pelas  melhorias no fornecimento de água.”

O novo complexo de tratamento faz parte das ações de ampliação e melhorias do sistema de saneamento básico da capital mato-grossense realizadas pela concessionária Águas Cuiabá. As medidas cumprem as determinações do contrato de concessão firmado com a Prefeitura e têm permanente acompanhamento do órgão regulador (Arsec) e Ministério Público Estadual (MPE-MT). Considerada uma das mais modernas obras de engenharia de saneamento da atualidade, a ETA Sul é um marco na Capital.

Novas estruturas – O cronograma de interligação foi planejado de forma a oferecer menor impacto à população possível. O Boa Esperança recebeu novas estruturas e aproximadamente 53 km de redes foram vistoriados e adequados ao novo sistema. Às margens do Rio Cuiabá e com a capacidade de tratar 750 litros por segundo, a ETA Sul é responsável por atender a 155 mil pessoas em 86 bairros.

 

Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital matogrossense em 2012. A empresa atende a 613 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá Saneamento, controlada pela IG4 Capital, atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2019, foi eleita pelo terceiro ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Grate Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.iguasa.com.br.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorFrio em Chapada dos Guimarães impulsiona a retomada do setor hoteleiro
Próximo artigoSonho da casa própria supera pandemia