ETA Porto de Cuiabá ganha nova balsa de captação de água

Estrutura será instalada no Rio Cuiabá, na região da Orla do Porto, e beneficiará 55 mil pessoas

(Foto: Divulgação)

Vinte bairros de Cuiabá vão ter o abastecimento de água interrompido temporariamente no domingo (17). O motivo é a substituição da balsa de captação de água bruta da Estação de Tratamento de Água (ETA) Porto.

O local é uma das principais unidades de captação da Capital e a balsa a ser trocada já operava há 10 anos.

A substituição das balsas vai ocorrer pela manhã, a partir das 5h. Os trabalhos devem estar concluídos no mesmo período. Assim que concluída a instalação, tanto a ETA quanto a nova balsa voltarão a operar.

Os bairros atendidos pela ETA são: Beira Rio, Capão da Gama, Centro Sul, Cidade Alta, Cidade Verde, Cohab Nova, Coophamil, Dom Aquino, Grande Terceiro, Jd. Beira Rio, Jd. Europa, Jd. Ubata, José Pinto, Nova Cuiabá, Novo Terceiro, Porto, Praeirinho, Praeiro, São Benedito e São Mateus.

Nova balsa

Ao todo, 55 mil pessoas, moradoras dos 20 bairros, serão beneficiadas com a medida.

“Teremos mecânicos, eletricistas e mergulhadores atuando na instalação da nova balsa. O objetivo desse investimento é adequar a capacidade de captação de água bruta da unidade, zelando pela eficiência energética e segurança operacional”, explica o gerente operacional da concessionária, William Figueiredo.

A nova balsa foi produzida por uma empresa de Cuiabá e já está posicionada no leito do rio, ao lado da unidade que será desativada.

Com a retomada dos processos de captação e tratamento, a distribuição de água voltará a ser feita, com previsão de estar normalizada em até 24 horas – prazo necessário para que a rede seja pressurizada da forma correta.

“É importante esclarecer que as paradas realizadas pela Águas Cuiabá têm o objetivo de melhorar a qualidade das estruturas de saneamento básico e, consequentemente, do serviço prestado. Neste sentido, contamos com o apoio da população para que evite o desperdício de água e mantenha na véspera do procedimento seu reservatório doméstico (caixa d’água) abastecido”, observa Figueiredo.

Investimentos

A instalação da nova balsa de captação do Porto integra o conjunto de investimentos em saneamento básico feitos no município e que totalizam, até o momento, R$ 350 milhões de reais.

Realizadas mediante termo firmado junto à Prefeitura de Cuiabá e sob o acompanhamento do órgão regulador (Arsec) e do Ministério Público (MPE-MT), as obras e melhorias reposicionam Cuiabá no cenário nacional de saneamento básico, destacando a Capital como uma das que mais investem em abastecimento de água e esgotamento sanitário no país. (Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorRicky Gervais apresentará o Globo de Ouro pela quinta vez
Próximo artigoConab eleva estimativa e prevê nova safra recorde com 246 milhões de toneladas

O LIVRE ADS