Estudo indica que fumaça é a principal causadora de danos respiratórios em Cuiabá

Nos dias com mais ocorrências de incêndio, a concentração no ar de partículas que fazem mal à saúde chega a ser 72% maior

Um estudo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) aponta que as queimadas são as principais causadoras de danos ao sistema respiratórios de moradores de Cuiabá. Nos dias com mais ocorrências de incêndios urbanos ou florestais, a concentração no ar de partículas que provocam doenças é até 72% maior do que no restante do ano. 

Membro do Departamento de Geografia da UFMT, o professor Rodrigo Marques, autor do estudo, explica que a piora da qualidade do ar é impulsionada pelo período de estiagem, quando a umidade cai por causa da escassez de chuvas. Por si só, esse fenômeno torna as condições climáticas menos favoráveis. 

“A não incidência de chuvas propicia um maior acúmulo de partículas, assim, durante a estação seca as concentrações se elevam e a intensidade das queimadas está diretamente relacionada com a maior ou menor concentração de poluição”, destaca.  

Segundo ele, entre outubro e abril são verificadas baixas concentrações de partículas que prejudicam o sistema respiratório, pois cerca de 90% das chuvas ocorrem neste período. 

(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Ar irrespirável 

A concentração de partícula no ar é medida em micrograma por metro cúbico (µg/m³), seguindo padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Conforme a OMS, para que o ar seja respirável, sem danos à saúde, a concentração de partícula não pode ser superior a 50 microgramas por metro cúbico (µg/m³). O estudo da UFMT mostra que de julho a outubro, essa quantidade é 20 µg/m³ em Cuiabá.

Mas, nos meses posteriores essa concentração chega até 86,3 µg/m³, com média de 70 µg/m³. Foi o que aconteceu em 2019, por causa das queimadas no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. 

Conforme o professor Rodrigo Marques, a situação é pior durante a noite. Por causa da inversão térmica, uma massa de ar frio fica mais próxima da terra, gera uma pressão que represa as partículas poluentes, formando a nuvem de fumaça comum nessa época do ano. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMedeiros no Senado; Abílio na Prefeitura
Próximo artigoAgente de turismo faz vaquinha para pagar exame nos EUA