Estudo da CNA vai mostrar como a burocracia afeta o Agro

Documento aborda os principais pontos que minam a competitividade do setor agropecuário brasileiro e apresenta propostas de mudanças

Foto: Divulgação

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentará o documento “Desburocratizar para Crescer: desafios para a promoção da competitividade”, nesta terça-feira (30), durante o seminário realizado em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília.

O levantamento será entregue pelo presidente da CNA, João Martins, ao presidente do TCU, Raimundo Carreiro, e ao ministro Vital do Rêgo, durante a abertura do evento.

O documento aborda os principais pontos que minam a competitividade do setor agropecuário brasileiro e apresenta propostas de mudanças. São tratados temas como tributário, política agrícola, sustentabilidade dos sistemas de produção, logística e infraestrutura, questões fundiárias e trabalhistas, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, defesa agropecuária e competitividade das cadeias agropecuárias.

No material, a CNA diz que o aumento da competitividade nacional e o fortalecimento da economia são diretrizes que irão nortear o desenvolvimento socioeconômico do país e que a desburocratização é fundamental para que esses objetivos sejam alcançados.

“O excesso de obrigações legais e a dificuldade para o cumprimento de todas exigências aumenta os custos diretos para o empresário e, em um segundo momento, oferece insegurança jurídica à economia”, afirmou o coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon.

Para Conchon, a implementação das práticas detalhadas no documento visa simplificar e modernizar o ambiente de negócios no setor que foi responsável em promover o crescimento econômico, abrir um grande número de novos postos de trabalho e, principalmente, gerar divisas por meio de superávits na balança comercial nos últimos anos.

Seminário

O evento “Desburocratizar para Crescer” reunirá representantes da CNA, autoridades do TCU e palestrantes, a partir das 10h, na sede da Confederação.

A programação prevê as palestras “Ações do TCU para promover a desburocratização do estado brasileiro”, “Projeto TCU de Desburocratização Setorial: Agropecuária” e “As razões da ineficiência do Estado Brasileiro e os Impactos na Sociedade”, além da mesa redonda “Debatendo os principais entraves burocráticos atuais no setor agropecuário e os desafios para desburocratizar”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBebê que quase foi abortada por ter metade do coração tem recuperação surpreendente
Próximo artigoCasada com empresário citado em delação, juíza se afasta de ações que citam Pedro Taques