Cidades

Estudantes e reitoria da UFMT assinam acordo e fim da greve deve ser definido até segunda

3 minutos de leitura
Estudantes e reitoria da UFMT assinam acordo e fim da greve deve ser definido até segunda
(Foto: Ednilson Aguiar / O Livre)

Os últimos dias da semana foram de negociações nas instâncias da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para debater adequações diante da greve estudantil, que já dura cerca de dois meses, contra o aumento do preço da refeição no Restaurante Universitário (RU). Estudantes e reitoria assinaram um acordo e o Conselho da UFMT aprovou um novo calendário letivo. O fim da greve, no entanto, ainda não foi definido. O assunto deve ser discutido em Assembleia Estudantil até segunda-feira (16).

[featured_paragraph]Na quinta-feira (12), uma reunião entre Comando de Greve Campus Cuiabá e reitoria resultou em um novo Termo de compromisso. No dia seguinte (13), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe/UFMT) publicou a adequação do calendários acadêmicos de todos os campi, aprovados em reunião na segunda-feira (09).[/featured_paragraph]

De acordo com o novo calendário, o primeiro semestre de 2018 termina em 18 de outubro, para os Campus de Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande; 19 de outubro, para o Campus do Araguaia e 25 de setembro, para o Campus de Sinop. O início do semestre 2018/2 será em 05 de novembro, exceto para o Campus de Sinop, que inicia em 16 de outubro.

A proposta do Campus de Sinop aprovada no Consepe contempla apenas o término deste semestre letivo e o início do período 2018/2, ficando acordado que, na próxima reunião, será discutido o término do segundo semestre e o início de 2019/1.

O calendário contempla ainda a quarta edição do Fórum de Assistência Estudantil, que acontecerá entre os dias 17 e 19 de setembro no Câmpus de Sinop.

Termo de Compromisso

O documento assinado entre as partes, foi resultado de uma reunião, realizada na quinta-feira (12), no auditório do Centro Cultural da UFMT. A mesa de negociação foi composta por quatro estudantes do Comando de Greve, pela reitora Myrian Serra e pelas pró-reitoras de Assistência Estudantil, professora Erivã Garcia Velasco, e de Ensino de Graduação, professora Lisiane Pereira de Jesus.

De acordo com o Termo, entre reivindicações dos estudantes, o Comando de Greve deverá reunir discentes dos cursos em Assembleia Estudantil para discutir novos encaminhamentos para a greve até segunda-feira (16). Uma nova reunião também já foi acordada pelas partes e acontecerá no dia 19 de julho.

Confira a íntegra do Termo de Compromisso:

TERMO DE COMPROMISSO

Assinam o presente Termo, a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso e o Comando de Greve – Campus Cuiabá, consoante aos seguintes pontos:

1 – Agendar reunião com as estudantes dos cursos de História e Serviço Social, Coordenação dos Cursos e Diretoras dos ICHS e IGHD, para tratar do processo de reintegração de posse que envolve os discentes dos cursos supracitados;

2 – Encaminhar todos os Contratos dos Serviços Terceirizados no e-mail do Comando de Greve em até 24 horas, e os editais de Licitações até segunda-feira (16/07/18), pela PROAD, podendo ser solicitado vistas por qualquer cidadão;

3 – O Comando de Greve enviará objetivamente os aspectos dos contratos e termos de nomenclatura contábil das verbas repassadas para assistência estudantil e Orçamento da UFMT para ser elaborado esclarecimento pela Gestão Superior;

4 – O Comando de Greve deverá reunir com os Centros Acadêmicos com pauta de Assembleia Estudantil para discutir saída da Greve, até segunda-feira, 16 de julho de 2018;

5 – A PROEG deverá enviar no e-mail do Comando de Greve a tabela contendo os cursos que já atendem em seus Projetos Pedagógicos às legislações: 11.645 e 10.639, até 13 de julho de 2018.

(Com informações da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes