Tecnologia e Inovação

Estudantes da UFMT lançam plataforma de streaming universitário

2 minutos de leitura
Estudantes da UFMT lançam plataforma de streaming universitário

Já imaginou uma plataforma digital que agregue todas as produções audiovisuais universitárias? Essa foi a proposta da professora Carol Araújo, da disciplina de Práticas de Radiodifusão em Sistemas Digitais do curso de Radialismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A partir daí, todo o processo de idealização, concepção e realização da “Costream” ficou por conta dos estudantes do 7º semestre.

Para elaborar a plataforma, eles se dividiram em três equipes: uma para a criação da identidade visual e da marca, outra para o processo de catalogação do acervo, e a última para a elaboração do site online.

Até o momento, a Costream conta com mais de 30 filmes em seu acervo, entre trabalhos de estudantes já graduados e dos que atualmente cursam Radialismo e Cinema e Audiovisual. O objetivo nas próximas etapas da plataforma é que ela comece a englobar também os projetos dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda.

“A Costream é a primeira e única plataforma de streaming universitário de todo o estado de Mato Grosso, e nosso objetivo é servir não apenas como um banco de dados armazenando os filmes, mas sim que a gente consiga, através desse processo de resgate, preservação e memória dos filmes acadêmicos da COS UFMT, além de um maior contato entre os acadêmicos da universidade em si, alcançar a comunidade externa à academia”, explica Giovanni Ojeda, um dos estudantes responsáveis pela plataforma.

A Costream surgiu justamente do problema que existe no processo de distribuição e difusão dos projetos acadêmicos, que por falta de um espaço apropriado, acabam hospedados em páginas pessoais de Facebook, canais do YouTube, etc. Assim, um canal unificado e de organização uniforme, que garanta o acesso gratuito, universal e democrático, viabiliza e amplifica o alcance desses produtos acadêmicos, dando voz aos realizadores independentes e quebrando barreiras.

Aos que desejarem hospedar suas produções na plataforma, o site oferece a opção através da aba “contato”, que disponibiliza aos realizadores interessados um formulário com orientações e contato.

Turma 48 de Radialismo da UFMT

“A sensação é de dever cumprido. Ontem foi um verdadeiro choro porque foi também, oficialmente, nosso último dia em uma disciplina na UFMT. E fazer o lançamento da Costream foi o nosso último grande ato para o curso, então foi extremamente gratificante ver o reconhecimento por algo que nos esforçamos muito para acontecer”, Giovanni.

Para ter acesso à plataforma e suas produções basta acessar o site da Costream.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes