Cidades

Estudante faz exposição de arte na ‘Feirinha Paizão Magnólia’ neste sábado (11)

3 minutos de leitura
Estudante faz exposição de arte na ‘Feirinha Paizão Magnólia’ neste sábado (11)
(Divulgação)
Expressões fortes, enigmáticas, libertárias ou mesmo tristes. As mulheres são uma fonte de inspiração da estudante Julia Reis,16, que avalia a natureza feminina como essencialmente bela e complexa. Em sua segunda exposição artística, a jovem utiliza inúmeras cores para expressar em lápis de cor e aquarela seus medos, anseios e aspirações.
Criada à luz da pedagogia Waldorf, que busca conjugar mente, corpo e emoções, Julia avalia como essencial a utilização da arte para fugir da ‘realidade dura’, evitando doenças como a depressão. Incentivada pela família e a empresária Creuza Medeiros, ela vai expor suas obras neste sábado (11), das 9h às 19h, na feira do dia dos pais do Espaço Magnólia, em Cuiabá.
Doce, tranquila e segura de si, a jovem relata que sempre gostou de desenhar, quando criança passava horas brincando na mesa do pai, que é arquiteto. Ainda não sabe qual profissão seguir, pensou em fazer astronomia, ciências ou arquitetura, mas quer fazer intercâmbio antes para melhorar o inglês e ter novas experiências. “Acho que é muito cedo para escolher algo tão importante”.
A ideia de transformar seus ‘rascunhos’ em uma exposição veio com o desejo de fazer uma poupança para pagar a viagem. De início estarão à venda cerca de 20 desenhos, parte deles em papel canson e outro em sulfite, todos eles são do acervo pessoal da artista e não foram feitos com apelo comercial. Mas, as oportunidades abriram novas perspectivas e ela já está aceitando encomendas!
Conviver com a Julia é assim: os grandes olhos verdes estão sempre procurando algum lugar fora do mundo real, porque em sua opinião, para ser feliz a alma deve se expressar livremente. Suas aspirações contemplam beleza e amor em todas as formas. Os desenhos trazem recortes de atos de generosidade e ainda resgatam elementos místicos da natureza, como fadas, gnomos e sereias.
“Uma vez, quando ela tinha uns 8 anos, chegou até mim chorando muito. Eu me espantei quando soube o porquê. Ela estava preocupada com a nossa tartaruga, que ao contrário dos gatos de estimação, não demonstrava necessidade de amor e afeto. Na cabeça dela, a tartaruga estava em sofrimento porque todo mundo precisa de amor”, narra a mãe, Rose Domingues, que é jornalista.
Por ser ‘diferente’ das demais crianças e apresentar um ritmo um pouco mais lento de aprendizado, com episódios de distração, a menina precisou fazer na primeira infância muitos exames para verificar se não tinha algum grau de autismo ou outra doença. “Nunca apareceu nada clínico, porque ela não é autista e sim artista”, brinca a mãe, que revela que o pai e avó paterna também possuem dons artísticos para pintura e artesanato.
Julia pretende fazer cursos de desenho e pintura para e aprimorar sua arte, mas ainda não sabe se manterá o dom como hobby ou seguirá carreira artística. Pretende deixar a vida fluir para que seus sonhos se realizem naturalmente. A Escola Livre Porto Cuiabá tem o mérito na formação da estudante.
Serviço
A exposição em obras da artista Julia Reis, 16, será neste sábado (11), das 9h às 19h, na Feira dos Dias dos pais no jardim do Espaço Magnólia, localizado na Rua 24 de Outubro n. 937, bairro Popular, na capital. Também haverá outras programações referentes ao Dia dos Pais.
Com Assessoria 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes