Estágio e trainee: entenda as diferenças e como conseguir uma vaga

Ambos são oportunidades para ingressar no mercado de trabalho, mas de formas diferentes e oferecidos em momentos distintos da formação

(Foto: Freepik)

Ingressar no mercado de trabalho nem sempre é uma tarefa fácil. Os programas de estágio e de trainee são oportunidades para os estudantes e recém-formados darem os primeiros passos na carreira. Mas qual a diferença entre os programas? Qual se encaixa no seu perfil? Onde conseguir uma vaga?

Enquanto o estágio é dedicado para os estudantes – seja na graduação ou cursos técnicos – o programa de trainne é voltado para quem já se formou ou está se formando.

Não é necessário escolher entre um e outro. As duas oportunidades podem ser aproveitadas em momentos diferentes da carreira.

O estágio

É a porta de entrada para o mercado de trabalho. Ainda durante o curso, o estágio é a oportunidade para colocar em prática os aprendizados. O principal objetivo é que o estudante entenda como funciona a profissão que escolheu e que seja orientado por profissionais com mais experiência.

Os programas de estágio são, geralmente, remunerados e têm duração de dois anos. Apesar de não ser considerado vínculo empregatício, o estágio é regulamentado em lei.

O trainne

Recém-formados são o público alvo dos programas de trainne. É uma oportunidade de ingressar tanto no mercado de trabalho quanto de se preparar para assumir cargos de liderança nas empresas.

Os programas de trainee oferecem remuneração e vínculo com a empresa através de CLT.

Vagas

A Energisa – concessionária de energia elétrica que atua em Mato Grosso – tem inscrições abertas para o programa de trainee da empresa. E a engenheira eletricista Jhordana Vivela Capanema, 29 anos, já passou pelo processo.

Ela se formou em Minas Gerais e, hoje, contratada pela empresa, reconhece o valor do programa na carreira.

Após nove meses do programa, ela passou por inúmeros cargos e atualmente é coordenadora de um dos setores. A oportunidade de ascender na empresa e aprender é, para ela, uma das maiores vantagens do método.

“A grande vantagem do trainne é a oportunidade de aprender. As vagas no mercado de trabalho geralmente te cobram experiência. No programa, você não precisa e ainda passa por formação. É um investimento que fazem em você“, declara.

Perfis de jovens criativos  e inovadores como o de Jhordana podem se inscrever no programa da Energisa. As inscrições vão até 4 de outubro pela internet. O programa tem duração de nove meses e está previsto para começar em janeiro de 2021.

As oportunidades são para recém-formados em diversas áreas, com conclusão da graduação entre junho de 2018 e dezembro de 2020. É necessário ter disponibilidade para mudanças de domicílio e viagens.

Os candidatos serão contratados para ingressarem em uma das unidades da empresa, que atua no setor elétrico em 11 Estados (MG, PB, RJ, SE, MT, MS, TO, SP, PR, RO e AC).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anterior93% de destruição
Próximo artigoPF interdita mais de 70 empresas e bloqueia R$ 730 milhões de facção criminosa paulista