Estado continua pagando empresa investigada pelo MPE

Cerca de um mês depois do início da intervenção, pagamentos continuam sendo feitos à EIG Mercados

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O governador Pedro Taques (PSDB) deu um “puxão de orelha” no Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) na manhã desta segunda-feira (14). O tucano foi questionado com relação à demora na suspensão dos pagamentos do contrato do órgão com a EIG Mercados, antiga FDL Serviços de Registro, investigada pelo Ministério Público Estadual (MPE) na Operação Bereré.

“Eu quero saber também. Tanto que eu já determinei ao controlador-geral do Estado que tome as providências para saber as razões de o Detran-MT não cumprir o decreto. Eu tenho esse documento”, disse o governador.

O órgão é presidido atualmente por Thiago França e o servidor Augusto Sérgio de Sousa Cordeiro foi nomeado como interventor do contrato. A empresa presta o serviço de registro dos financiamentos de veículos de todo o Estado.

De acordo com o MPE, cerca de R$ 30 milhões teriam sido desviados por uma organização criminosa supostamente chefiada pelo deputado afastado Mauro Savi (DEM) e pelo ex-secretário-chefe da Casa Civil Paulo Taques. Os dois estão presos desde o dia 09 deste mês.

O controlador-geral, Ciro Rodolpho Gonçalves, afirmou que a questão dos pagamentos é meramente operacional. Segundo Ciro, os valores estavam sendo repassados à conta da EIG e depois transferidos para a conta do Estado. A situação se daria pela dificuldade operacional da criação de uma nova conta corrente específica para receber os pagamentos do contrato.

“Eu já notifiquei o Detran e estamos, juntos, Detran, Sefaz, CGE e PGE já estão equalizando esse aspecto operacional que nós tivemos dificuldade de implementar nos primeiros trinta dias”, disse.

O controlador-geral afirmou que a situação deve ser normalizada ainda nesta semana. “A intervenção tem que ocorrer de maneira plena, e não parcial, mas neste particular nestes primeiros trinta dias nós tivemos dificuldade em criar uma conta corrente específica. Mas a solução já foi identificada e a expectativa é que até quarta-feira desta semana nós tenhamos a solução definitiva”, projetou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

O LIVRE ADS