Estado continua pagando empresa investigada pelo MPE

Cerca de um mês depois do início da intervenção, pagamentos continuam sendo feitos à EIG Mercados

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O governador Pedro Taques (PSDB) deu um “puxão de orelha” no Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) na manhã desta segunda-feira (14). O tucano foi questionado com relação à demora na suspensão dos pagamentos do contrato do órgão com a EIG Mercados, antiga FDL Serviços de Registro, investigada pelo Ministério Público Estadual (MPE) na Operação Bereré.

“Eu quero saber também. Tanto que eu já determinei ao controlador-geral do Estado que tome as providências para saber as razões de o Detran-MT não cumprir o decreto. Eu tenho esse documento”, disse o governador.

O órgão é presidido atualmente por Thiago França e o servidor Augusto Sérgio de Sousa Cordeiro foi nomeado como interventor do contrato. A empresa presta o serviço de registro dos financiamentos de veículos de todo o Estado.

De acordo com o MPE, cerca de R$ 30 milhões teriam sido desviados por uma organização criminosa supostamente chefiada pelo deputado afastado Mauro Savi (DEM) e pelo ex-secretário-chefe da Casa Civil Paulo Taques. Os dois estão presos desde o dia 09 deste mês.

O controlador-geral, Ciro Rodolpho Gonçalves, afirmou que a questão dos pagamentos é meramente operacional. Segundo Ciro, os valores estavam sendo repassados à conta da EIG e depois transferidos para a conta do Estado. A situação se daria pela dificuldade operacional da criação de uma nova conta corrente específica para receber os pagamentos do contrato.

“Eu já notifiquei o Detran e estamos, juntos, Detran, Sefaz, CGE e PGE já estão equalizando esse aspecto operacional que nós tivemos dificuldade de implementar nos primeiros trinta dias”, disse.

O controlador-geral afirmou que a situação deve ser normalizada ainda nesta semana. “A intervenção tem que ocorrer de maneira plena, e não parcial, mas neste particular nestes primeiros trinta dias nós tivemos dificuldade em criar uma conta corrente específica. Mas a solução já foi identificada e a expectativa é que até quarta-feira desta semana nós tenhamos a solução definitiva”, projetou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorShopping Estação Cuiabá entrega chaves a lojistas nesta 5ª feira
Próximo artigoPonte licitada e sem manutenção corre o risco de cair no Nortão

O LIVRE ADS