Especialista explica vantagens de banha de porco e azeite na cozinha

Principal diferença é que banha pode ser aquecida e o azeite não

Antes considerada uma vilã para a saúde, a banha de porco, utilizada de forma correta, pode ser tão saudável quanto o azeite. Amplamente utilizados na cozinha, os dois alimentos conquistaram a confiança dos especialistas e são considerados itens essenciais de quem quer preparar uma refeição saborosa e saudável.

O diretor da Unidade de Emagrecimento e Longevidade (UEL), anexa ao Hospital São Judas Tadeu, Arnaldo Patrício, ressalta que ambos possuem benefícios com algumas especificações. A banha de porco é rica em ácidos graxos monoinsaturados, vitamina A, vitamina B, ela tem a vantagem de poder ser exposta ao calor, sendo ideal para realizar frituras.

“Ela foi muito massacrada por muito tempo, o que foi um erro. Ela ajuda a reduzir o colesterol ruim, aumenta o colesterol bom, além de deixar o alimento muito mais gostoso. Para fazer frituras, com certeza esse tipo é uma das melhores coisas que existe. A banha tem 39% de gordura saturada e 45% de monoinsaturada”, destaca o especialista em medicina interna.

O azeite, já há algum tempo é apontado como um dos queridinhos da cozinha fitness, tem suas limitações. Ele não deve ser aquecido para não perder suas propriedades. “Tem que usar o extravirgem que é prensado a frio”, pondera Arnaldo Sérgio.

O azeite possui propriedades antioxidantes, além de ser rico em vitaminas A, K, D e E. “Tem outros diversos atributos que são difundidos até na área estética, na saúde. Para consumir à mesa, tem que ser extravirgem. Quem for comprar, tem que se atentar que os melhores são os de embalagens de vidro escura”, pontua o diretor da UEL.

Como pode ser exemplificado, a banha e o azeite possuem vantagens muito semelhantes para o consumo e são consideradas uma das melhores opções e mais acessíveis ao bolso do consumidor. Além deles, a manteiga e o óleo de coco também são considerados bons, mas apresentam algumas ressalvas.

Originária do leite da vaca, a manteiga não pode ser aquecida a temperaturas altas, para evitar que seja transformada em gordura trans. Já o óleo de coco, apesar de ser saudável, possui a desvantagem de ter um preço mais elevado e ter um gosto que pode interferir no sabor final da comida a ser preparada.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorNúmero de devedores em Mato Grosso cai quase 6% em maio
Próximo artigoSaiba quais são os tipos de adoção permitidos no Brasil