Escritora de Cuiabá lança livros de romance e poesia com selo de encadernação artesanal

Mariana Gouveia discute abuso, loucura e a resiliência do amor em 'Corredores'; na coletânea 'Sete Luas', ela assina o poema 'No Cais Outra Vez'

A literatura independente da escritora, já considerada cuiabana, Mariana Gouveia se une pela terceira vez ao charme da encadernação artesanal da editora Scenarium Plural, de São Paulo (SP). Neste sábado (25), no Starbucks Brasil da Rua Eliseu Guilherme, ela lança seu primeiro livro “Corredores – Codinome: Loucura” e a coletânea de poesias “Sete Luas”, projeto que integra com outras seis poetas mulheres.

Embora o amor seja uma temática recorrente de sua escrita, “Corredores” é o primeiro livro sobre romance de Mariana, goiana de Arenápolis, radicada em Cuiabá há 35 anos. Na narrativa de ficção, ela discute o conceito de “loucura” e trata do sentimento (ou estado) “amor” como um processo de resiliência através da história de Maria, uma menina que é internada em hospício após ser molestada seguidas vezes pelo padrasto.

“O amor foi sua salvação”, explica a escritora, que também relatou sobre o processo criativo em seu blog O Outro Lado: “Corredores chegou até a mim em um dia chuvoso. As palavras se uniam em tom de desabafo e Maria surgiu aos meus olhos nua e crua. Resiliente e aspirante no modo amar. O medo em cada gesto e um desejo absurdo de falar. Maria me usou para ser voz e ao mesmo tempo me silenciei e dei voz a ela”.

Mariana também é autora do livro “O Lado de Dentro” e “Cadeados Abertos – Diário das Quatro Estações”, ambos lançados pela Scenarium Plural. Ainda sobre “Coredores”, ela provoca: “Talvez você se encante pelos excluídos. Talvez você se inquiete com alguns personagens, mas o que posso garantir é que Corredores te levará pelas mãos rumo ao destino. E do destino, você não tem como fugir”.

Já em “Sete Luas”, lançada na mesma ocasião, ela assina o poema “No Cais Outra Vez”. A coletânea é organizada por Lunna Guedes, idealizadora da Scenarium Plural, e reúne em seu íntimo a poesia de sete damas-poetas-mulheres de diferentes regiões do país: Adriana Aneli, Adriana Elisa, Aden Leonardo, Ingrid Morandian, Mariana Gouveia, Nic Cardeal e Rebecca Navarro.

Scenarium Plural Editora

A Scenarium tem como proposta de publicação de livros de literatura contemporânea – romances, contos, ensaios e poesias – em tiragem limitada e formatos especiais. Os projetos gráficos são desenvolvidos para cada livro, visando alcançar um diálogo entre imagem e palavra.

Os livros contam com acabamento manual, impressão offset, costurados a mão. O que permite que cada livro produzido seja único e exclusivo. O selo foi criado em 2014 pelo casal Lunna e Marco Antônio Guedes em um fim de tarde, durante um bate-papo em um “café entre esquinas”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.