Mais que uma narrativa formal sobre o Alzheimer, a obra “Alzheimer, o mal que levou você de mim: lembranças de quem eu amo” é uma declaração poética da escritora mato-grossense Daniela Yegros ao pai, que foi portador da doença que afeta a memória, sensibilizando entes próximos e família. O primeira edição do livro será lançado pela editora TantaTinta/Carlini&Caniato nesta sexta-feira (06), às 19h, no Cine Teatro Cuiabá.

“Escrevi o livro com lágrimas nos olhos, mas com o objetivo altruísta de compartilhar minhas experiências e ajudar outras pessoas a ficarem atentas aos alarmes silenciosos do Alzheimer”, afirma Daniela que, em sua primeira publicação individual, compartilha os ensinamentos adquiridos nos últimos momentos com o pai durante as 88 páginas.

O Mal de Alzheimer é uma doença degenerativa, sem cauda identificada, que começa na média dos 50 anos, atingindo cerca de um milhão de pessoas no país. A enfermidade se manifesta em pequenos esquecimentos, evolui para a dificuldade em articular palavras e compromete importantes funções mentais, como a linguagem, atenção, o julgamento e o raciocínio lógico, ainda sem cura.

“Essa triste enfermidade nos permitiu o estreitamento dos nossos afetos, aumentando a cumplicidade e o amor. A oportunidade de cuidar dele até o fim mostrou-me o quanto se faz necessário construirmos sólidas paredes de amor em nossas vidas e estarmos cercados de pessoas que verdadeiramente nos amam”, conta Daniela.

Daniela Yegros é natural Guiratinga-MT e cuiabana de coração. Advogada, especialista em Direito Civil lato sensu, a apaixonada pelas letras escreve poesia desde os 16 anos, acumulando um acervo de 150 delas. Participou de concursos literários e premiações, entre os quais se destacou com Menção Honrosa no XVII Concurso de Poesia, promovido pela Revista Brasília, e Prêmio Destaque na XXVIII Edição do Concurso Nacional de Poesias.

Com o poema “Sobre mim”, integrou o livro Diário do Escritor, da Editora Litteris, e com “Que Saudades” compôs o livro-antologia Amor Razão de Viver pela mesma editora. A escritora também foi classificada no Prêmio Sarau Brasil 2016 com a poesia “Amor e amizade, concurso Nacional Novos Poetas, Antologia Poética, da Vivara Editora Nacional.

“O livro de Daniela levará coragem e fé para todos que procuram “algo a mais além da medicina” para aliviar e curar a dor da enfermidade que atinge, além do paciente, os familiares, os profissionais da saúde, enfim, a todos nós”, relatou o Arcebispo de Cuiabá, Milton Santos no texto de apresentação da obra.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes