Escolher a geladeira certa pode te ajudar a economizar R$ 30 por mês

O problema, segundo instituto especialista no assunto, é que já não dá para acreditar nas etiquetas do Inmetro

(Foto: O Livre)

Uma geladeira frost free, com freezer combinado, realmente econômica – nos padrões do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) – pode representar uma economia de até R$ 30 por mês na sua conta de energia elétrica.

A constatação é de um estudo realizado pelo Instituto Escolhas, uma associação civil que produz análises sobre sustentabilidade. O levantamento foi tema de uma reportagem publicada pelo jornal Gazeta do Povo.

De acordo com o texto, além da economia para o consumidor, essas geladeiras poderiam significar um ganho para o país. Se todos os brasileiros tivessem acesso a elas, a cada nove anos de uso, seria possível iluminar 98% dos lares brasileiros durante mais 365 dias com a energia economizada.

Selo do Inmetro

O problema, segundo o instituto, é que o sistema brasileiro que classifica aparelhos eletrônicos de acordo com o consumo de energia – aquele selo colorido com letras que vão de A (mais econômico) até E (menos econômico) – está defasado.

(Foto: Reprodução/Governo Federal)

Os parâmetros não são alterados há 15 anos, então, praticamente todos os produtos estão no patamar mais alto de economia energética. Só que uns, mais tecnológicos, já economizam muito mais que outros e o consumidor não tem como saber disso.

De acordo com a Gazeta do Povo, o Inmetro planeja renovar esse sistema a partir do ano que vem, mas as mudanças serão escalonadas em três etapas. Dessa forma, o modelo só está completamente atualizado – seguindo os padrões internacionais – em 2030.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCiclista morre atropelado por carro na BR-364
Próximo artigoPresidente do Senado recebe primeira dose da vacina contra a covid-19