Política

Escolha de Botelho como pré-candidato pode rachar MDB em Cuiabá

Direção estadual do partido cogita novamente se afastar do grupo local para evitar proximidade com Emanuel Pinheiro

2 minutos de leitura
Escolha de Botelho como pré-candidato pode rachar MDB em Cuiabá
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

O MDB em Cuiabá pode voltar a ficar dividido na eleição 2024. O apoio do governador Mauro Mendes ao deputado estadual Eduardo Botelho (ambos do União Brasil) à prefeitura pode opor os diretórios municipal e estadual. 

Conforme a vice-presidente do partido, deputada Janaína Riva, o diretório estadual deve apoiar Botelho, o que descartaria uma candidatura própria e sucessiva a Emanuel Pinheiro. 

O acordo tende a ser mantido mesmo que o diretório na Capital opte por não apoiar o grupo do governador. O MDB em Cuiabá está provisoriamente sob o comando do advogado Francisco Faiad, que conseguiu permanecer no cargo após uma sequência de disputas com o grupo liderado de Janaína Riva. 

Faiad faz parte do grupo do prefeito Emanuel Pinheiro e tende a seguir as articulações do colega. O mandato tampão dele tem validade por 3 meses e deve ser renovado, justamente no início do período eleitoral. 

“A gente ainda não se reuniu para conversar sobre esse fato novo, digamos assim, do governador apoiando o Botelho. Agora tem uma composição muito ampla com vários partidos que estavam na base do governador e alguns que já estavam com o Botelho. E temos ainda um partido [MDB] muito ligado ao prefeito, que não gostaríamos de ter nesse grupo”, disse Janaína. 

Segundo ela, se Faiad escolher continuar com Emanuel Pinheiro a cúpula estadual não deve acompanhar o diretório municipal. O problema formal apontado pela deputada é que o estatuto do MDB entrega a direção dos diretórios locais às mãos dos prefeitos, nas capitais. 

Pelo cenário atual, um candidato do partido é pouco provável e um nome de fora apoiado por Emanuel Pinheiro praticamente não teria apoio do MDB na campanha eleitoral. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes