Negócios

Escolas particulares em Mato Grosso perdem 40% de seus alunos em três meses

Sinepe afirma que as séries iniciais foram as principais afetadas e situação levou ao fechamento de 25 escolas e berçários

1 minuto de leitura
Escolas particulares em Mato Grosso perdem 40% de seus alunos em três meses
Salas de aula terão que manter distanciamento entre os alunos (Foto: Assessoria)

O número de estudantes em escolas particulares em Mato Grosso caiu 39,8% com a paralisação das atividades por causa da pandemia do novo coronavírus. As séries da educação infantil foram as principais afetadas. 

A informação está em um levantamento encomendado pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino em Mato Grosso. A pesquisa considerou o período do fim de março até junho deste ano. 

A evasão representa a saída de aproximadamente 40 mil alunos da rede particular em apenas três meses. O censo escolar do Instituto Nacional de Pesquisas de Ensino (Inep) indica que, no fim do ano passado, havia 110 mil crianças matriculadas em escolas particulares em Mato Grosso. 

“Os pais simplesmente interromperam o contrato. Não foi que deixaram de pagar, os alunos sumiram. Foram pedidos de rescisão de contrato”, diz o presidente do Sinepe, professor Gelson Menegatti. 

De abril a junho, a matrícula de novos alunos na rede pública passou de 366,6 mil para 368,3 mil, conforme dados da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

As séries iniciais do ensino fundamental concentram os pedidos de desistência. A mudança brusca levou ao fechamento de 15 escolas e/ou berçários na região metropolitana e de 10 no interior de Mato Grosso. 

Segundo Menegatti, a situação também levou a fechamento de postos de empregos. 

Escolas e instituições de ensino superior, públicas e privadas, também estão fechadas desde o fim de março na maioria das cidades de Mato Grosso. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes