Escolas militares: ministro Weintraub participa de solenidade em Mato Grosso

Cidades com comandos regionais devem ser contempladas; Saiba quais são

Ministro da Educação, Abraham Weintraub - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, estará em Cuiabá nesta quinta-feira (05). Ele participa da cerimônia de 184 anos da Polícia Militar em Mato Grosso, ocasião em que o Governo de Mato Grosso fará anúncio da criação de novas escolas militares em Mato Grosso.

Fonte do LIVRE dão conta de que os primeiros estudos para novas unidades militares ou conversões serão feitos em cidades em locais onde há comandos regionais da Polícia Militar. As cidades são: Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra, Juína, Alta Floresta, Vila Rica, Primavera do Leste, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Guarantã do Norte.

Em algumas desses municípios a gestão anterior já havia implantado escolas militares que podem ser ‘adotadas’ pelo Governo Federal. A intenção do Ministério da Educação (MEC) é de implantar 108 escolas militares pelo Brasil. Em MT, o deputado Silvio Fávero (PSL) já havia sugerido a atual gestão a criação de mais escolas militares no estado.

Já no segundo dia de governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) editou um decreto determinando a criação da Subsecretaria de Fomento às Escolas Militares no Brasil, com foco em prestar suporte técnico e financeiro para municípios e Estados que tenham intenção de criar escolas cívico-militares no país.

Em julho, Bolsonaro, por meio de decreto, liberou policiais militares e bombeiros da ativa para atuarem em escolas militares, o que contribui para o avanço da implantação das escolas.

Leia também

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.