Escolas de Cuiabá encerrarão o ano sem saber como será o calendário 2021

Secretaria de Educação ainda não decidiu se reabrirá as escolas em fevereiro, quando inicia o novo ciclo, nem qual modelo de ensino será adotado

(Foto: Arquivo)

Um novo decreto publicado nesta sexta-feira (11) pela Prefeitura de Cuiabá estendeu a suspensão das aulas presenciais até 31 de dezembro. O problema é que, até o momento, não há previsão sobre quando as escolas serão reabertas. 

A Secretaria de Educação do município afirmou que a indefinição tem a ver com o número de pessoas envolvidas no processo de retomadas aulas presenciais. São 52 mil alunos matriculados em 164 escolas, além de cerca de 5 mil servidores. 

“Há muitas pessoas envolvidas nessa decisão e ela depende da avaliação das medidas de segurança sanitária que escolas terão que implantar para receber os alunos. A prefeitura insiste em que as escolas serão reabertas quando houver segurança”, disse. 

O prolongamento da suspensão das aulas para o restante do ano, sem apontar para uma estratégia de reabertura das escolas, pode apertar o calendário de 2021. O ano eletivo 2020 está programado para encerrar no dia 16, próxima quarta-feira. 

O novo ciclo começa em fevereiro, independentemente do tipo de ensino que será adotado. Em tese, portanto, as escolas teriam um mês para se adequarem às medidas sanitárias.

Mas a Secretaria de Educação diz que a adaptação já começou e um teste foi realizado nos primeiros dias de dezembro. Alunos teriam ido em dias alternados às escolas para realizar uma avaliação da aprendizagem à distância nos últimos nove meses – as escolas foram fechadas no fim de março. 

A avaliação deverá ser usada na decisão da secretaria sobre o modelo que será adotado para o calendário 2021. O conteúdo distribuído teria sido acessado pela maioria dos alunos, principalmente pela TV aberta, que alcançou 90% dos matriculados. Mas essa decisão continua em aberto. 

(Retificada às 8h20, em 15/12/2020)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPantanal: senadores sugerem criação de brigadas permanentes e reservatórios de água
Próximo artigoUm ano de possibilidades para aprender