Cidades

Escola de ballet cuiabana representa o Brasil e acumula prêmios internacionais

3 minutos de leitura
Escola de ballet cuiabana representa o Brasil e acumula prêmios internacionais
Ópera Ballet no Disney World

Quando o assunto é ballet, Cuiabá está muito bem representada. Aliás, não só Cuiabá, já que a companhia Ópera Ballet tem representado o país em diferentes competições internacionais. Na World Ballet Competition, não foi diferente.

A escola de dança cuiabana foi a única brasileira selecionada para competir na considerada olimpíada de dança que aconteceu no fim de abril, em Orlando, nos Estados Unidos. Ao competir em grupos, a Ópera trouxe para casa medalha de bronze e outros títulos.

De acordo com a proprietária e coreógrafa da Ópera Ballet, Verônica Weber, para chegar ao World Ballet Competition é preciso passar por uma seleção, que é feita por meio de vídeos. Apenas os finalistas embarcam para a Flórida.

Além da competição, a escola também conseguiu se qualificar para uma apresentação no Disney Performing Arts, evento que reúne as melhores escolas para uma apresentação no Disney World.

[featured_paragraph]“Nós conseguimos nos qualificar e levar cinquenta e um bailarinos, divididos em quatro coreografias diferentes”, revelou Verônica.[/featured_paragraph]

A preparação para a competição teve início já no fim do ano passando, quando Verônica começou a pensar nas coreografias que poderia montar com seus alunos. Depois de ter passado pela seleção em vídeo, em fevereiro, os ensaios começaram.

“Os ensaios aconteciam todos os dias, por mais ou menos três horas. Às vezes ensaiávamos um pouco de manha e um pouco de tarde, porque as meninas precisam estudar e não podemos atrapalhar. Já no sábado, o ensaio começava ao meio dia e ia até às 18h”, explicou.

O resultado de tanto ensaio foram as conquistas do terceiro, quinto e sexto lugar geral na competição. Ainda, Verônica também levou o prêmio de Melhor Coreógrafa.

O sonho maior

A Ópera Ballet existe em Cuiabá há 15 anos e, ao longo desse tempo, coleciona dezenas de premiações nacionais e internacionais.

Uma das competições internacionais da companhia de dança foi o Youth America Grand Prix, que aconteceu em Nova Iorque, também nos Estados Unidos. Nesse concurso, Verônica e seus alunos ficaram em 12º lugar, sendo que 140 equipes competiam.

Segundo Verônica, todos os gastos das viagem são custeados pelos pais dos alunos, já que a escola não recebe nenhum tipo de ajuda externa.

[featured_paragraph]”É até por isso que eu tento planejar as viagens para competições internacionais um ano sim, um ano não. É para dar uma folga pro bolso dos pais, senão eles me matam”, brincou. [/featured_paragraph]

Além dos prêmios, a escola também já ajudou vários alunos a conseguir bolsas de estudos em escolas internacionais, e, segundo a proprietária, para as suas alunas, esse é o maior prêmio de todos.

“O mais importante pras meninas, muitas vezes, não é nem ganhar a competição. Muitos olheiros costumam ir nesses eventos, atrás de novos talentos, e oferecem bolsas. Nós tivemos uma aluna que ganhou uma bolsa para estudar em Portugal e embarca agora em setembro. Outra ganhou para a Alemanha, fora os cursos de verão nos Estados Unidos, como, por exemplo, em Nova Iorque”, comentou.

A Ópera Ballet possuí duas unidades na Capital: Uma está localizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA) e outra no Bairro Jardim Itália. Para saber mais, é só acessar o site da escola, o Instagram ou pelo telefone (65) 3025-7030.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes