ERA conquista frequentadores do Parque das Águas

Em dois meses de funcionamento, bebedouro da Águas Cuiabá acionado por aplicativo já evitou o descarte de duas mil garrafas pet, contribuindo com a preservação ambiental

Com dois meses de operação no Parque das Águas, a Estação de Reabastecimento de Água (ERA) já contabiliza benefícios à população cuiabana e ao meio ambiente. Instalada em dezembro do ano passado pela Águas Cuiabá, empresa do Grupo Iguá, a unidade já forneceu mais de mil litros de água aos frequentadores do parque, evitando o descarte de 2,1 mil garrafas pet. O outro bebedouro, igualmente acionado por aplicativo e localizado na sede da concessionária totalizou, no mesmo período, o fornecimento de 598 litros de água, o que equivale a menos 1,1 garrafas plásticas no lixo.

Criada pela startup Refilme, vencedora do concurso de inovação da Iguá Lab – promovido pela Iguá Saneamento, a ERA é produzida em aço inox e abastecida com água tratada da rede pública com qualidade monitorada permanentemente pela concessionária. “Dentre as inovações, a Estação de Reabastecimento possui um sistema touchless, no qual a pessoa pode reabastecer sua garrada de água sem a necessidade de tocar no aparelho. Pensando em nossas necessidades frente à realidade da pandemia, essa tecnologia deixa a utilização do equipamento mais segura para todos”, afirma Luis Henrique Rodrigues, Gerente de Clientes da Águas Cuiabá.

Para utilizar a ERA, basta ter um celular com câmera e baixar o aplicativo Refilme, disponível para android e IOS. O app dá acesso ao mapa que mostra onde está a unidade mais próxima. Após a leitura do QRCode, disponível na própria Estação, é só selecionar a quantidade de água (200ml, 300ml ou 500ml) e a temperatura (natural ou gelada) desejadas.

Foto: Águas Cuiabá/Reprodução

A ERA é também um canal de informações. “A Águas Cuiabá trabalha para levar o melhor saneamento básico à população. Realizamos diariamente, nas unidades de tratamento e ao longo da rede, análises da qualidade da água produzida e distribuída. A partir de agora, por meio do aplicativo da Refilme, o consumidor pode ter acesso ao Relatório de Qualidade da Água da cidade, fundamental à confiabilidade no serviço prestado”, ressalta o gestor.

ERAs na cidade – Em dezembro, foi instalada a primeira ERA do Brasil. Localizada na ilha de exercício ao ar livre do Parque das Águas, em dois meses de funcionamento a Estação de Reabastecimento de Água foi acessada 2.906 vezes por, aproximadamente, 800 pessoas nesse período. Foram distribuídos 1.090 litros de água gratuitamente, o que evitou o descarte de 2.182 garrafas plásticas.

Foto: Águas Cuiabá/Reprodução

A segunda unidade da cidade está na sede da Águas Cuiabá, que incentiva os colaboradores e prestadores de serviços a se manterem hidratados e adotarem práticas sustentáveis. Com a ERA no local, foram distribuídos 598,7 litros, economizando o uso de 1.198 garrafas pet. Segundo o relatório divulgado pela Refilme, desde o início da operação das ERAs na capital, foi possível evitar o lançamento de 337,92 kg de CO2 (gás carbônico) na atmosfera. Foram economizados, ainda, cerca de 10 mil litros de água, que seriam utilizados na produção de garrafas plásticas.

 

A capital mato-grossense deve receber, ainda no primeiro semestre, mais uma unidade do bebedouro acionado por aplicativo. “Com a ERA, o nosso objetivo é garantir para a população o acesso à água de qualidade, gratuita, em locais de grande circulação”, afirma Rodrigues. Ele ressalta sobre a importância da comunidade preservar as Estações de Reabastecimento e que denunciem, pelos canais de atendimento da empresa, eventuais ações de vandalismo. “Por ser feita em aço inox, o equipamento tem durabilidade estimada em até 10 anos ou mais, se bem preservado”, finaliza o gestor.

Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2012. A empresa atende a 613 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.
Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que, somadas, beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorO italianíssimo restaurante Serafina realiza o primeiro Festival de Massas em Cuiabá
Próximo artigoAvanços tecnológicos na indústria de jogos