Equipe dedicada garante padrão de atendimento na Oncomed-MT

Profissionais de diferentes áreas atuam em conjunto para acolher pacientes de forma humanizada

Imagem ilustrativa (Foto: Freepik)

Da portaria ao consultório, o acolhimento ao paciente oncológico contribui com a qualidade de vida antes, durante e depois do tratamento. Neste sentido, contar com uma equipe multiprofissional, composta por trabalhadores qualificados, experientes e empáticos é uma das forças da Oncomed-MT, clínica fundada há 25 anos na capital mato-grossense. São quase 100 pessoas dedicadas, diariamente, a cuidar de quem vivencia a luta contra o câncer. No Dia do Trabalhador, destaque para o time que não poupa esforços em prol da saúde.

“O dia a dia é bem corrido. Sou eu quem abre a clínica. Limpo os consultórios, deixo tudo pronto e organizado para a chegada dos médicos e dos pacientes”, conta Rosângela Fanti Pereira, profissional responsável pela limpeza e que há nove anos atua na clínica. “Gosto muito de estar aqui. É um trabalho honesto e essencial.” Ela relata que muitas pessoas chegam debilitadas e temerosas em relação à doença. “Saber ouvir é importante. Um sorriso pode fazer toda a diferença no dia de um paciente oncológico”, afirma.

Foi pela indicação da orientadora do mestrado, em 2018, que a nutricionista Thayse Emanuelli Godoy Dehne escolheu a área da oncologia. A atuação da nutricionista na equipe multidisciplinar é importante na identificação de possíveis riscos nutricionais e no estabelecimento de condutas alimentares que previnam contra a desnutrição e mantenham a imunidade. “Me descobri nessa especialidade”, declara.

Na atenção personalizada a cada paciente, a nutricionista conta com a parceria da psicóloga Camila Mendes. “O psicólogo é o profissional que vai estar aberto a ouvir a pessoa em um dos momentos de maior fragilidade, angústia e sofrimento. As questões emocionais se refletem no tratamento. O acompanhamento especializado é fundamental no processo”, observa, feliz por poder contribuir com a qualidade de vida das pessoas.

A trilha do combate ao câncer é composta por diversos aliados. Com 21 anos de atuação no segmento, a enfermeira Marly Maria Rodrigues destaca que os membros da equipe precisam estar preparados para atender conforme a especificidade de cada paciente. “Além da formação técnica e da busca constante por conhecimento, é importante que os profissionais sejam organizados e trabalhem com humanidade e ética. Além disso, é fundamental ter equilíbrio emocional para lidar adequadamente com o delicado contexto da oncologia.”

A visão de Marly é compartilhada pela colega Ana Carla Barros, gerente de farmácia na Oncomed. “Não é somente a manipulação do medicamento. O acolhimento importa”, afirma a farmacêutica, que já totaliza 12 anos dedicados ao tratamento do câncer. “O acompanhamento ao paciente é diário, sobretudo na observação de como os medicamentos estão atuando, e requer nossa atenção. É gratificante fazer parte de uma equipe que sabe o valor do atendimento humanizado.”

Atendimento humanizado que começa na recepção. Para a líder do setor, Carla Letícia Santos, acolhimento é prioridade. “Os pacientes oncológicos costumam trazer consigo muitas preocupações. Recebê-los com carinho e cuidado é essencial ao seu bem-estar”, pontua a colaboradora, ressaltando a importância de zelar pela boa comunicação com quem está em tratamento e seus familiares.

“Há pessoas que chegam aqui tristes, sem ter conseguido comer. Então, eu preparo um lanche e ofereço. Este simples ato, muitas vezes, ajuda bastante e alegra o momento”, conta Rosângela da Costa, copeira da Oncomed há 18 anos. “Eu gosto de conversar. Inclusive, tem paciente que já conhece a gente, sente falta e pergunta: cadê a Rosângela da copa? Isso me deixa feliz e realizada.”

Diretora administrativa e uma das fundadoras da unidade, a médica Cristina Guimarães Inocêncio ressalta a importância dos colaboradores para a clínica. “Nosso propósito é entregar excelência no tratamento multidisciplinar do câncer. A ciência e a tecnologia são, certamente, fundamentais no cumprimento deste objetivo, mas nada supera o valor das pessoas. Um time dedicado, que atua coeso em favor da vida, é precioso. Esse é o time Oncomed.”

Sobre a Oncomed-MT – Situada em Cuiabá (MT), a clínica especializada no tratamento multidisciplinar do câncer iniciou suas atividades em 1996. Hoje conta com sede ampla, de fácil acesso e fortemente estruturada, dispondo de consultórios, ala de quimioterapia com farmácia unidade de radioterapia. O corpo clínico é formado por oncologistas clínicos, cirurgiões oncológicos, radioterapeutas, hematologistas, mastologistas, urologistas e profissionais especializados em cuidados paliativos. Saiba mais em www.oncomedmt.com.br.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMinistério suspende vacinação da febre aftosa em MT
Próximo artigoTSE aprova plano para ampliar transparência nas eleições