Cidades

Equipe de mergulho dos bombeiros celebra formatura embaixo d’água; veja!

3 minutos de leitura
Equipe de mergulho dos bombeiros celebra formatura embaixo d’água; veja!

Dezoito bombeiros militares concluíram a 5ª edição do Curso de Mergulho Autônomo, em Mato Grosso, e a finalização chamou atenção nas redes sociais, afinal, não é todo dia que uma formatura militar é realizada embaixo d’água.

O curso teve início no dia 08 de outubro deste ano, com duração de 45 dias – e o objetivo foi preparar os militares para atuar em casos de afogamento. As aulas exigem muito preparo físico dos alunos, já que requerem simulação de situações de perigo, como o resgate de uma pessoa afogada.

Para participar do curso, o bombeiro precisa ter ao menos três anos de serviço. A formatura submersa foi realizada no 1º Batalhão de Bombeiro Militar, que fica próximo à Arena Pantanal, em Cuiabá. Veja o vídeo:

YouTube video

Em maio deste ano, o curso já havia ganhado a internet, quando uma prova escrita de conhecimento, de teoria geral do mergulho, foi realizada embaixo d’água. A prova tem a intenção de, além de testar os conhecimentos obtidos em sala de aula, também conferir se o bombeiro está adaptado à água e testar a calma, tranquilidade e a concentração do militar nesse meio.

Na quinta edição, finalizada na última sexta-feira (30), a prova foi repetida. Os militares usam um lápis especial para responder às questões, sentados em cadeiras semelhantes às de uma sala de aula comum. O tempo de prova é o tempo de ar disponível no cilindro. Veja:

YouTube video

Outros treinamentos que fazem parte do Curso de Mergulho Autônomo foram divulgados nas redes sociais do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, como o “exercício de aquacidade”, em que os alunos estão com os braços amarrados para trás.

A intenção desse exercício é treinar a “aquacidade” do aluno, desenvolvendo controle emocional e testando o deslocamento em meio líquido, com limitações motoras. O exercício é pré-requisito para um mergulhador da Segurança Pública. Para segurança dos bombeiros, eles são monitorados por outros militares durante todo o treinamento.

YouTube video

O teste de Apneia Dinâmica com Equipamento Básico também foi divulgado no Instagram Oficial do Corpo de Bombeiros. Nesse exercício, o militar fica vendado, em uma pista balizada, com variação de pressão e passa por diferentes níveis de profundidade, durante um percurso de 30 metros. O bombeiro não usa cilindro na atividade e, como está vendado, é guiado apenas por uma corda no fundo da piscina.

YouTube video

No dia 14 de novembro, os 18 militares que participaram do curso ainda realizaram uma simulação de resgate no rio Cuiabá, sob a Ponte Mário Andreazza, entre Cuiabá e Várzea Grande.

Os alunos do curso realizaram a busca do condutor de um veículo submerso, resgataram a vítima para o barco de apoio e, depois, o levaram, com uso do helicóptero do Ciopaer, até a margem do rio, onde a vítima seria entregue à ambulância e levada até uma unidade de pronto-atendimento. O exercício foi realizado com todos os detalhes de uma ocorrência real.

Foto: Corpo de Bombeiros

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes