Época de virose: médica ensina a identificar sintomas e quando procurar ajuda

Sintomas geralmente são leve e duram cerca de uma semana, mas é preciso estar atento para não confundir com outra doença

(Foto: Freepik)

O período de chuvas começou e, junto com ele, o das viroses. A explicação está na variação do clima, que facilita a disseminação de vírus que causam resfriados, conjutivite e problemas intestinais.

Qualquer pessoa é suscetível a ser infectada e, de acordo com Shirlen Lima, médica do Sistema Hapvida em Manaus, é preciso estar atento aos sintomas e procurar ajuda médica presencial somente quando for realmente necessário.

“Geralmente são sintomas leves como coriza, dor de garganta, tosse, febre, dor no corpo e, em alguns casos, sintomas gastrointestinais como diarreia e náuseas. Queixas que se resolvem de forma fácil”, ela diz.

Lima recomenda procurar ajuda médica somente em casos de febre ou dor abdominal persistente, falta de ar ou sinais de desidratação.

Em geral, os sintomas duram cerca de 3 a 10 dias. Para se curar, é preciso repouso, boa alimentação e hidratação. Além disso, é indispensável o uso de máscaras durante o período que estiver com sintomas.

A médica afirma ainda que uma opção quando se trata de sintomas leves é a telemedicina, quando o paciente é orientado por um profissional qualificado por meio de uma plataforma online.

“Telemedicina é uma ferramenta atual, confiável e inovadora e pode ajudar muito na avaliação e triagem desses pacientes. Temos notado a procura por sintomas muito leves e esclarecimento de dúvidas. A plataforma digital funciona 24h dia e pode ser acessada pelo próprio site da rede”, explica.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPrefeitura cancela concurso de decoração natalina por falta de inscritos
Próximo artigoApós 33 anos de filiação, Geraldo Alckmin deixa PSDB