Gastronomia

Entrando numa live? Saiba que alimentos reduzem dores musculares após exercícios físicos

Um cardápio adequado pode te manter firme no propósito "ser fitness" durante a quarentena

3 minutos de leitura
Entrando numa live? Saiba que alimentos reduzem dores musculares após exercícios físicos
Imagem Ilustrativa (Foto: Freepik)

Como diz o cuiabano: “cada qual com o seu dele”. Existem aqueles que querem aproveitar o isolamento social para atualizar as séries, ler e até mesmo praticar o velho e bom “nadismo” – a dura arte de fazer absolutamente nada. No entanto, também tem quem esteja aproveitando o tempo longe dos lugares públicos para iniciar uma atividade esportiva.

E, é tanta live disponível nas redes sociais – sim, os cantores não são os únicos que aderiram a esse mecanismo -, que tem gente abusando e sentindo as dores de um passado sedentário.

Mas, não precisa ficar desanimado. Uma alimentação funcional pode ajudá-lo a atenuar os efeitos musculares dos exercícios – Dor Muscular de Início Tardio ( DMIT) – e se manter firme no propósito “fitness”.

LEIA TAMBÉM

A médica dietética e psicotepeuta Vera Schwaiger, no site Runtastic, deu algumas sugestões de ingredientes, que somados ao seu cardápio podem contribuir para o fim do desconforto após os treinos.

1. Beterraba

Tomar 250 ml de suco de beterraba logo após um treino intenso pode reduzir a dor muscular. A beterraba é rica em antioxidantes e fitonutrientes.

2. Cafeína

Um café antes do treino pode ajudar a melhorar o desempenho. Estudos indicam que os atletas que ingerem cafeína antes de treinar são menos propensos a apresentar dores musculares após o treino.

3. Frutas vermelhas

Bebera 50 ml de suco de frutas vermelhas (uma só ou um mix) antes e após treinar também é bom para aliviar a dor nos músculos. Graças aos efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes deste tipo de fruta, os músculos se recuperarão mais rápido.

4. Gengibre

O gengibre tem propriedades anti-inflamatórias. Os efeitos do gingerol, o componente ativo responsável pela ardência, são semelhantes aos do ingrediente ativo contido na aspirina. Tente adquirir o hábito de comer gengibre — de preferência, todos os dias, mas principalmente nos dias em que for treinar. Isso ajudará a reduzir a dor muscular pós-exercício.

5. Suco de tomate

Os carotenoides no suco de tomate podem prevenir a dor muscular.

6. Peixe

Os ácidos graxos ômega-3 do peixe favorecem o crescimento e a recuperação dos músculos.

6. Chá Verde

Os compostos fitoquímicos contidos no chá verde (polifenóis) estimulam a circulação sanguínea, o que tem efeito positivo para a regeneração muscular.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes