Entrando numa live? Saiba que alimentos reduzem dores musculares após exercícios físicos

Um cardápio adequado pode te manter firme no propósito "ser fitness" durante a quarentena

Imagem Ilustrativa (Foto: Freepik)

Como diz o cuiabano: “cada qual com o seu dele”. Existem aqueles que querem aproveitar o isolamento social para atualizar as séries, ler e até mesmo praticar o velho e bom “nadismo” – a dura arte de fazer absolutamente nada. No entanto, também tem quem esteja aproveitando o tempo longe dos lugares públicos para iniciar uma atividade esportiva.

E, é tanta live disponível nas redes sociais – sim, os cantores não são os únicos que aderiram a esse mecanismo -, que tem gente abusando e sentindo as dores de um passado sedentário.

Mas, não precisa ficar desanimado. Uma alimentação funcional pode ajudá-lo a atenuar os efeitos musculares dos exercícios – Dor Muscular de Início Tardio ( DMIT) – e se manter firme no propósito “fitness”.

LEIA TAMBÉM

A médica dietética e psicotepeuta Vera Schwaiger, no site Runtastic, deu algumas sugestões de ingredientes, que somados ao seu cardápio podem contribuir para o fim do desconforto após os treinos.

1. Beterraba

Tomar 250 ml de suco de beterraba logo após um treino intenso pode reduzir a dor muscular. A beterraba é rica em antioxidantes e fitonutrientes.

2. Cafeína

Um café antes do treino pode ajudar a melhorar o desempenho. Estudos indicam que os atletas que ingerem cafeína antes de treinar são menos propensos a apresentar dores musculares após o treino.

3. Frutas vermelhas

Bebera 50 ml de suco de frutas vermelhas (uma só ou um mix) antes e após treinar também é bom para aliviar a dor nos músculos. Graças aos efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes deste tipo de fruta, os músculos se recuperarão mais rápido.

4. Gengibre

O gengibre tem propriedades anti-inflamatórias. Os efeitos do gingerol, o componente ativo responsável pela ardência, são semelhantes aos do ingrediente ativo contido na aspirina. Tente adquirir o hábito de comer gengibre — de preferência, todos os dias, mas principalmente nos dias em que for treinar. Isso ajudará a reduzir a dor muscular pós-exercício.

5. Suco de tomate

Os carotenoides no suco de tomate podem prevenir a dor muscular.

6. Peixe

Os ácidos graxos ômega-3 do peixe favorecem o crescimento e a recuperação dos músculos.

6. Chá Verde

Os compostos fitoquímicos contidos no chá verde (polifenóis) estimulam a circulação sanguínea, o que tem efeito positivo para a regeneração muscular.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorVai mesmo funcionar?
Próximo artigoSonho de mato-grossense: listamos 5 obras eternamente inacabadas

O LIVRE ADS