Entenda por que os mosquitos picam algumas pessoas e outras não

O mito do sangue doce

O mito do sangue doce para justificar uma pessoa que consegue atrair dezenas de mosquitos está prestes a desmoronar. Como muitas sabedorias populares, esta também não procede.

Na realidade, os mosquitos não anseiam seu sangue pelo açúcar, mas sim pelas proteínas. As fêmeas, que são as únicas que picam, precisam desse aporte proteínico para maturar os ovos que incubam em seu interior.

Um estudo de 2003 assegurava ter encontrado indícios de que os mosquitos da espécie Aedes albopictus (mosquitos tigre) preferem as pessoas de grupo sanguíneo O. No entanto, não existem evidências de que este comportamento seja universal.

Mas isso também não é somente o único fator que pode te tornar uma vítima favorita desses insetos. Professor de entomologia médica da Universidade da Flórida, Jonathan Day estima que 20% da população compartilha a maldição de ser um imã para os mosquitos.

Então, quais são esses fatores que te transformam na tempestade perfeita? No geral, são cinco: respiração, temperatura, bactérias da epiderme, consumo de álcool e odor corporal.

A primeira coisa que atrai às fêmeas do mosquito é o dióxido de carbono que exalamos ao respirar. Nem todas as pessoas exalam a mesma quantidade deste composto.

As pessoas com o ritmo metabólico mais elevado, as pessoas de maior tamanho físico, ou as mulheres grávidas exalam mais dióxido de carbono, se tornando grandes favoritas.

Os mosquitos também tem preferência por pessoas com a temperatura corporal ligeiramente mais alta. Já o aroma pessoal também funciona como atrativo. Alguns deles atraem os mosquitos e outros não.

Demonstrou-se, por exemplo, que o ácido láctico, o ácido úrico ou o amoníaco presentes em seu suor são atrativos irresistíveis para algumas espécies de mosquito.

Um estudo de 2011 também chegou a uma interessante conclusão: as bactérias que vivem em nossa pele também têm um papel importante à hora de atrair algumas espécies de mosquitos. Quanto maior a flora bacteriana, maior a atração para mosquitos.

Por fim, a cerveja também atrai mosquitos. Um estudo, realizado em 2002, descobriu que apenas uma cerveja já faz com que os mosquitos te vejam mais apetitoso, mas a razão para isto não está nada clara.

Logo, enquanto a ciência não encontra uma resposta que afaste os mosquitos de vez, é necessário usar os repelentes e a prevenção da proliferação dos insetos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMulher é esfaqueada pelo marido e socorrida pelo vizinho
Próximo artigoLegítima defesa: júri inocenta homem que matou desafeto com 10 tiros