Ensaio acadêmico de delegados figura entre os melhores em concurso sobre racismo

A apresentação do trabalho será no dia 29 de agosto, as 19h, no auditório do ICHS, na UFMT

Um ensaio acadêmico realizado por dois delegados da Polícia Judiciária Civil foi escolhido entre os cinco melhores do I Concurso de Ensaios Acadêmicos do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso (ICHS/UFMT).

O trabalho foi escrito pelo delegado regional de Cuiabá, Cley Celestino Batista, graduando no curso de Filosofia na Instituição, e pelo delegado e coordenador de Polícia Comunitária da PJC, Gênison Brito Alves Lima, mestrando em Sociologia, e será explanado no I Seminário ICHS – “Racismo: Desafios Contemporâneos”, que será realizado nos dias 29 e 30 de agosto, com a presença da comunidade acadêmica e público em geral.

De acordo com os autores, o ensaio objetivou tratar dos desafios contemporâneos do racismo com ênfase nas conflitualidades vivenciadas pelos sujeitos. “É necessário um estudo que leve a uma avaliação crítica mais aprofundada com destaque para a questão: como o quadro do racismo instituído na sociedade cotidiana interfere no desenvolvimento humano?”, questionam os criadores.

O ensaio é dividido em três seções. A primeira delas, designada “Do mito à realidade – evidências do preconceito e racismo pelo mundo” trata das entranhas do tema; a segunda, chamada “Constituição da identidade do indivíduo vitimado – olhando para si.”, apresenta o caminho para a identidade social; e a terceira intitulada “Os desafios contemporâneos para enfrentamento ao racismo”, indica os desafios na intervenção cotidiana.

Para os autores, a intenção do trabalho é possibilitar o estímulo a novos questionamentos, dúvidas, reflexões teóricas e metodológicas, e, consequentemente, contribuir para o melhor entendimento do pensamento sobre a temática do racismo.

Concurso

Ao todo foram 12 trabalhos submetidos à avaliação de pareceristas externos à universidade. O concurso de ensaios acadêmicos teve como objetivo possibilitar uma reflexão por parte de estudantes da UFMT sobre o tema do racismo, e suas intersecções, dentro e fora do ambiente universitário.

As apresentações acontecerão no dia 29 de agosto, as 19h, no auditório do ICHS, e as inscrições serão feitas antes do evento. A atividade antecede a palestra “Racismo acadêmico”, que será ministrada pelo professor Luís Thiago Dantas, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). O docente ainda realizará palestra no dia seguinte, abordando o tema “Filosofia Africana e Diaspórica”.

(Assessoria | PJC-MT)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAnvisa altera indicações para uso de vacina contra a dengue
Próximo artigoMeu caso com exercícios é bienal