Engenheiro do VLT é nomeado para superintendência do Iphan em MT

José Picolli Neto chegou a ocupar um cargo no governo em 2016. À época, o Estado brigava pelo direito de demolir imóveis em área tombada

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O ministro do Turismo, Marcelo Henrique Teixeira Dias, nomeou o engenheiro José Picolli Neto para a superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Mato Grosso.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União, no final de julho.

Picolli integrou a equipe do governo de Mato Grosso responsável pela implantação do VLT. Chegou quando a obra já estava atrasada. Iniciado em 2012, o modal deveria ter começado a funcionar em 2014, para a Copa do Mundo no Brasil.

(Reprodução)

Em 2016, o engenheiro ocupou um cargo na então Secretaria de Estado das Cidades (Secid). E na época, o governo de Mato Grosso brigava na Justiça justamente com o Iphan.

O motivo era a necessidade de demolir imóveis no entorno das igrejas do Rosário e de São Benedito, no centro de Cuiabá, para dar continuidade à obra. No trecho, estava prevista a passagem do VLT.

LEIA TAMBÉM

As igrejas e o entorno delas, entretanto, são tombados como patrimônio. Por isso, para que haja qualquer obra no local é necessário que o Iphan se manifeste positivamente.

No decorrer do processo, o órgão informou que o governo de Mato Grosso não teria apresentado todos os documentos indispensáveis para a aprovação da demolição.

A reportagem do LIVRE tentou contato com o engenheiro, mas não teve retorno.

(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Em 2014, outro empreendimento tocado por Picolli também enfrentou problemas. À época, a construção de uma usina hidrelétrica em Sinop foi suspensa pela Justiça Federal.

A acusação era de que a empresa não havia apresentado projeto de reassentamento para as famílias afetadas pelo empreendimento. A construção, entretanto, foi concluída e a usina está em operação.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBarranco pede licença
Próximo artigoCriança de 10 anos cai em casa e morre dois dias depois em hospital