15 de abril de 2026 11:03
CidadesEducação

Enem terá novos cursos em biotecnologia, robótica e IA, anuncia o MEC

Foto de Lucas Bellinello
Lucas Bellinello

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta terça-feira (7), em Brasília, a oferta de cinco mil novas vagas no próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em cursos e universidades e de instituto federais focados nas áreas de STEM, sigla em inglês para ciência (science), tecnologia (technology), engenharia (engineering) e matemática (mathematics).

A meta é que o Brasil se alinhe à modernidade. “O mundo inteiro discute o novo mundo do trabalho, as novas tecnologias, a inteligência artificial. As universidades estão oferecendo, agora, um novo programa de STEM, com novos cursos nas áreas de biotecnologia, engenharia, robótica e inteligência artificial. Então, vamos ofertar no novo Enem novos cursos nas nossas universidades, conectados com esse novo mundo da tecnologia, da inovação e da ciência”, disse o ministro.

A declaração foi dada durante a abertura da primeira edição do Festival Internacional sobre Tecnologia e Sustentabilidade na Indústria – Curicaca, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha (Arena BRB).

O ministro da Educação também anunciou o lançamento de um edital para fortalecer a aceleração dos núcleos de inovação tecnológica nas universidades, com recursos públicos para capacitação e para conectar ciência, empresas e a sociedade.

Ensino técnico

O Festival Curica é realizado juntamente com a 5ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília. Por isso, o ministro Camilo Santana celebrou a regulamentação da lei da nova Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (PNEPT) e mencionou a aprovação do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), que permitirá trocar as dívidas dos estados com a União pela abertura de novas matrículas no ensino técnico.

“A meta é criar três milhões de novas matrículas de ensino técnico profissionalizante no país para essa juventude brasileira para chegarmos ao nível de países desenvolvidos, no mundo inteiro”, explicou.

Sem especificar valores, o ministro também citou investimentos na ampliação e consolidação dos institutos federais, incluindo a construção de 104 novos institutos e 270 novos restaurantes estudantis.

Universidades e fundações

O ministro da Educação também informou que será criado um grupo de trabalho para rever as relações das universidades com suas fundações de apoio que dão suporte a projetos de ensino, pesquisa e extensão das instituições públicas de ensino superior, por meio, por exemplo, da captação de recursos externos.

“As fundações são responsáveis por gerar a pesquisa e a inovação, portanto, também tem que estar adaptada a essa modernidade que nós vivemos no mundo.”

O ministro encerrou sua fala ressaltando que 90% das pesquisas no Brasil são realizadas por instituições públicas, principalmente universidades e institutos federais.

“Defender um país soberano é defender a educação, a ciência e a tecnologia. Viva a educação!” disse Camilo Santana.

Com Agência Brasil

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

SES-MT realiza webinário para integrar diagnóstico e vigilância de anomalias congênitas em Mato Grosso

Evento nesta quinta-feira (16) capacita profissionais do SUS para monitorar alterações que impactam a qualidade de vida infantil; Mato Grosso registrou mais de 430 casos em 2024
Crônicas Policiais

Operação ‘Areia Movediça’ mira fraudes em licitação de evento esportivo em Araguaiana

Polícia Civil cumpre dez mandados em três cidades; investigação aponta sobrepreço em materiais, simulação de orçamentos e irregularidades no pagamento de premiações
Crônicas Policiais

Rotam fecha ‘boca de fumo’ e prende jovem com 57 porções de cocaína em Pontes e Lacerda

Flagrante ocorreu durante a Operação Tolerância Zero no bairro Morada da Serra; comparsa conseguiu fugir em uma motocicleta durante a abordagem
Crônicas Policiais

Sema-MT desarticula extração ilegal de madeira e minérios na Reserva Guariba-Roosevelt

Ação no noroeste do estado resultou na apreensão de maquinário pesado, destruição de acampamentos e multa inicial de R$ 200 mil; infratores usaram barricadas para tentar impedir fiscalização