Enem e covid-19: candidatos infectados terão nova chance de realizar a prova

Candidatos têm até um dia antes da prova para comunicar a infecção pelo novo coranavírus ou outras doenças infeciosas

(Foto: Pixabay)

Além das provas digitais, o Ministério da Educação prevê uma nova aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por causa da covid-19. Ela será exclusiva para os candidatos diagnosticados com a doença.

A orientação, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é ligar para a central de atendimento do Inep (0800 616161) e comunicar a doença até um dia antes da data da prova.

Fora isso, depois da aplicação, o candidato também deverá anexar um laudo médico na Página do Participante. Os casos deferidos pelo Inep poderão participar de uma reaplicação do exame nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021, mesma data em que o Enem é aplicado a pessoas que estão no sistema penitenciário.

Os candidatos que se enquadram no grupo de risco para a covid-19, como idosos e pessoas com comorbidades, serão agrupadas em salas separadas.

Outras doenças

Além da covid-19, o edital prevê nessa lista doenças coqueluche, difteria, doença invasiva por haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

Outros problemas também serão considerados. Quem tiver dificuldade logística, por exemplo, falta de energia elétrica, também poderá comunicar o problema pela Página do Participante para fazer o exame em fevereiro.

Máscaras

Para a edição de 2020, o Enem teve mais de 5,7 milhões de inscrições confirmadas. Todos os candidatos e profissionais envolvidos no exame devem fazer uso obrigatório de máscara de proteção facial.

Elas poderão ser retiradas apenas no momento de identificação pelo fiscal de provas, mas sem tocar sua parte frontal e, posteriormente, deverá ser feita a higienização das mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelos fiscais.

As máscaras também poderão ser retiradas para que os candidatos bebam água e façam lanche durante a aplicação da prova.

Cronograma

  • Provas impressas: 17 e 24 de janeiro
  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro
  • Reaplicação da prova: 23 e 24 de fevereiro
  • Resultados: a partir de 29 de março

(Com Agência Brasil)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorContinuidade de investigação
Próximo artigoHomem confessa ter estuprado, matado e enterrado ex-esposa