Cidades

Encurtando distâncias: Oncomed-MT inicia atendimentos em telemedicina

Consultas on-line estão disponíveis para seis especialidades e são realizadas conforme diretrizes do CFM

3 minutos de leitura
Encurtando distâncias: Oncomed-MT inicia atendimentos em telemedicina
Imagem ilustrativa (Reprodução / Freepik)

O médico de confiança ao alcance de um clique. Modalidade recentemente difundida no país, a telemedicina tem mostrado que, assim como aulas ou reuniões, o mundo on-line traz soluções possíveis às mais diferentes pessoas e atende às mais variadas demandas.

Em Mato Grosso, a Oncomed, clínica especializada no tratamento multidisciplinar do câncer, deu início à realização de tele consultas. Disponível para as especialidades Oncologia Clínica, Cirurgia Oncológica, Hematologia, Radioterapia, Urologia e Mastologia, a iniciativa tem o objetivo de facilitar o acesso, reduzindo a quantidade de deslocamentos e a exposição do paciente, importante medida de prevenção à covid-19.

“Nos nossos 25 anos de atuação temos visto o quanto a inovação beneficia a saúde e proporciona mais qualidade de vida. Neste sentido, a realização de consultas pela internet tem se mostrado viável, eficaz e segura, motivo pelo qual acreditamos que, mais que uma tendência, ela consiste em uma prática que ganhará cada vez mais espaço”, explica a médica Cristina Guimarães Inocêncio, diretora administrativa da Oncomed-MT.

O exercício da telemedicina é regulamentado, no país, por meio da Resolução do Conselho Federal de Medicina número 2.299, de 30 de setembro de 2021, que pode ser conferida no link https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cfm-n-2.299-de-30-de-setembro-de-2021-354641952. A resolução disciplina aspectos como os serviços permitidos a esta modalidade (emissão de laudos, prescrição de medicamentos, solicitação de exames, dentre outros) e o cumprimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Na Oncomed, o acesso à telemedicina começa pelo agendamento por meio do telefone exclusivo (65 98413-0759), que atenderá tanto a ligações quanto mensagens de WhatsApp. Ao iniciar este procedimento, o profissional de atendimento compartilha com o paciente informações, esclarece dúvidas e fornece orientações.

Conforme a metodologia adotada pela Clínica, 24 horas antes da consulta será realizado teste operacional com seu time de Tecnologia da Informação (TI), para verificar a compatibilidade dos aparelhos do paciente (celular ou computador) e da internet disponível com a plataforma especializada a ser utilizada (Zoom).

“A telemedicina Oncomed se destina à realização, sobretudo, da primeira consulta com o médico especializado. É uma oportunidade para que o médico conheça o paciente, fique inteirado de seu caso e inicie os procedimentos necessários ao tratamento, sem necessidade de a pessoa estar presencialmente no consultório”, ressalta a diretora.

Cristina Inocêncio lembra que a pandemia provocou uma queda estimada em 40% da procura por atendimentos médicos especializados, como é o caso da oncologia. “Com isso, é possível que muitos diagnósticos de câncer deixaram de ser feitos nos últimos dois anos, condição que pode impactar negativamente o tratamento e reduzir, por consequência, as possibilidades de cura”.

Além do telefone, a Oncomed criou um e-mail exclusivo para o atendimento aos pacientes que desejam agendar uma consulta on-line: telemedicina@oncomedmt.com.br.

Para acessar o link de agendamento, clique em http://www.oncomedmt.com.br/oncomed/index.asp?id=36&item=telemedicina.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes