Encurtando distâncias: Oncomed-MT inicia atendimentos em telemedicina

Consultas on-line estão disponíveis para seis especialidades e são realizadas conforme diretrizes do CFM

Imagem ilustrativa (Reprodução / Freepik)

O médico de confiança ao alcance de um clique. Modalidade recentemente difundida no país, a telemedicina tem mostrado que, assim como aulas ou reuniões, o mundo on-line traz soluções possíveis às mais diferentes pessoas e atende às mais variadas demandas.

Em Mato Grosso, a Oncomed, clínica especializada no tratamento multidisciplinar do câncer, deu início à realização de tele consultas. Disponível para as especialidades Oncologia Clínica, Cirurgia Oncológica, Hematologia, Radioterapia, Urologia e Mastologia, a iniciativa tem o objetivo de facilitar o acesso, reduzindo a quantidade de deslocamentos e a exposição do paciente, importante medida de prevenção à covid-19.

“Nos nossos 25 anos de atuação temos visto o quanto a inovação beneficia a saúde e proporciona mais qualidade de vida. Neste sentido, a realização de consultas pela internet tem se mostrado viável, eficaz e segura, motivo pelo qual acreditamos que, mais que uma tendência, ela consiste em uma prática que ganhará cada vez mais espaço”, explica a médica Cristina Guimarães Inocêncio, diretora administrativa da Oncomed-MT.

O exercício da telemedicina é regulamentado, no país, por meio da Resolução do Conselho Federal de Medicina número 2.299, de 30 de setembro de 2021, que pode ser conferida no link https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cfm-n-2.299-de-30-de-setembro-de-2021-354641952. A resolução disciplina aspectos como os serviços permitidos a esta modalidade (emissão de laudos, prescrição de medicamentos, solicitação de exames, dentre outros) e o cumprimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Na Oncomed, o acesso à telemedicina começa pelo agendamento por meio do telefone exclusivo (65 98413-0759), que atenderá tanto a ligações quanto mensagens de WhatsApp. Ao iniciar este procedimento, o profissional de atendimento compartilha com o paciente informações, esclarece dúvidas e fornece orientações.

Conforme a metodologia adotada pela Clínica, 24 horas antes da consulta será realizado teste operacional com seu time de Tecnologia da Informação (TI), para verificar a compatibilidade dos aparelhos do paciente (celular ou computador) e da internet disponível com a plataforma especializada a ser utilizada (Zoom).

“A telemedicina Oncomed se destina à realização, sobretudo, da primeira consulta com o médico especializado. É uma oportunidade para que o médico conheça o paciente, fique inteirado de seu caso e inicie os procedimentos necessários ao tratamento, sem necessidade de a pessoa estar presencialmente no consultório”, ressalta a diretora.

Cristina Inocêncio lembra que a pandemia provocou uma queda estimada em 40% da procura por atendimentos médicos especializados, como é o caso da oncologia. “Com isso, é possível que muitos diagnósticos de câncer deixaram de ser feitos nos últimos dois anos, condição que pode impactar negativamente o tratamento e reduzir, por consequência, as possibilidades de cura”.

Além do telefone, a Oncomed criou um e-mail exclusivo para o atendimento aos pacientes que desejam agendar uma consulta on-line: [email protected].

Para acessar o link de agendamento, clique em http://www.oncomedmt.com.br/oncomed/index.asp?id=36&item=telemedicina.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorForagido de MT por estupro contra homem com deficiência é preso no Pará
Próximo artigoBebê condenado à morte