Na semana em que a literatura norteia as ações do Sesc em Mato Grosso, o projeto ‘Arte da Palavra’ também chega a Poconé (110 km de Cuiabá), através do Sesc Pantanal, e reúne escritores de três diferentes regiões do Brasil para debater a produção literária contemporânea na Escola Bacharel Ribeiro. O encontro será na segunda-feira (23), às 9h, aberto ao público.

Promovendo a circulação de escritoras e escritores em todas as regiões do país, o ‘Arte na Palavra’ é um dos principais projetos literários do Sesc, na busca por estimular a formação de leitores e a divulgação de novos autores, em suas diferentes manifestações. Uma forma de valorizar obras e escritores brasileiros, além de novos formatos de produção e fruição literária.

“O projeto trabalha com três recortes dentro da literatura: autores, escrita literária e oralidades. Esse primeiro encontro será do circuito de autores e a escolha de realiza-lo na escola vem da proposta de ir até os estudantes, até à população, saindo um pouco da estrutura concreta do Sesc. Na biblioteca dessa escola existem livros desses autores e os alunos já leem”, explica Poliana Queiroz, Analista de Programas Sociais de Poconé.

A mato-grossense Rafaella Elika Borges é quem media o debate em Poconé. Foto: Lívia Viana

O encontro contará com a participação de três jovens expressões: os autores Daniel Galera de São Paulo, Melaine Peter, de Santa Catarina, e a mato-grossense Rafaella Elika Borges, que também media o debate.

Estudante de Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a contista e cronista romancista conterrânea é autora do livro “Me Literatura” e atualmente, escreve para o portal colaborativo Cidadão Cultura, que nesta terça-feira (17), se reúne com outras iniciativas para debater a produção literária na internet no Sesc Arsenal, em Cuiabá.

Daniel Galera, à proposito, é um dos precursores paulistas da literatura online, atuando como colunistas de zines virtuais, entre os anos de 1996 e 2001. O escritor é adepto à prosa de ficção, tendo quatro livros publicados, além de participações em antologias de contos.

Já Melanie Peter é uma gaúcha multifacetada. Escritora, dramaturga e performer, estreou em 2010 com o livro “Persona”, que transita entre a prosa e a poesia. Atualmente, trabalha no desenvolvimento de um romance, como projeto selecionado pelo Edital de Fomento à Literatura da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes