Encontro furtivo com Alan Malouf

Permínio Pinto narra encontro que teve com Alan Malouf após a Operação Rêmora

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

No dia 18 de julho de 2016, o empresário Alan Malouf telefonou para o ex-secretário de Educação de Mato Grosso, Permínio Pinto, com o intuito de conversar sobre a Operação Rêmora. A operação havia sido deflagrada um mês e meio antes, para desbaratar uma quadrilha que desviava recursos públicos destinados à construção e reforma de escolas estaduais.

Para não chamar a atenção, Permínio foi de carro até o “Alpha Mall” do Condomínio Alphaville, em Cuiabá, onde morava Malouf, e ficou esperando no estacionamento. Logo depois, Malouf parou seu carro ao lado do de Permínio, abaixou o vidro e instruiu o ex-secretário a segui-lo.

Mais à frente, Malouf parou no estacionamento do Supermercado Comper do Jardim Itália. Permínio desceu de seu carro, entrou no de Malouf e os dois conversaram sobre as consequências de o Gaeco saber do esquema de que ambos eram os principais articuladores. Eles esperavam um “apoio” do Governo do Estado.

Dois dias depois, Malouf telefonou de novo para Permínio e marcou com ele um jantar na casa do então vice-governador Carlos Fávaro. O objetivo seria alinhar versões. O jantar não houve, segundo Permínio, porque ele próprio foi preso naquela tarde – e na cadeia permaneceu pelos próximos cinco meses. Cinco dias antes de Permínio sair da prisão, Malouf foi preso, em dezembro daquele ano.

Resumo da ópera: como não houve “alinhamento” nenhum, menos de um ano depois do encontro furtivo no supermercado Permínio confessou sua participação nos crimes e, menos de seis meses depois de Permínio, quem confessou foi Malouf. O primeiro diz que recebeu mais de R$ 230 mil de propina. Alan Malouf, R$ 260 mil.

Essas peripécias estão registradas no “Anexo 15” da delação premiada de Permínio Pinto, que tramita em sigilo no Supremo Tribunal Federal. Fávaro nega qualquer envolvimento na trama.

LEIA TAMBÉM:

A delação de Permínio: Pedro Taques sabia do esquema na Seduc?

Delação de Permínio: Fávaro sabia de suposto caixa 2?

Delação de Permínio: Guilherme Maluf participou de esquema?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anterior“Acrimat em Ação” inicia terceira rota e leva conhecimento para o interior de MT
Próximo artigoFlorence + the Machine lança versão de Jenny of Oldstones, nova canção de Game of Thrones