Negócios

Encontro do Lide-MT debate competitividade e liderança no novo cenário político-econômico

3 minutos de leitura
Encontro do Lide-MT debate competitividade e liderança no novo cenário político-econômico
(Foto: Suellen Pessetto/ O Livre)

Eleições finalizadas e um novo cenário, imprevisto, porém desafiador, surge no país. Dúvidas em relação aos rumos que serão trilhados pelo próximo governo – e sobre como a economia e a sociedade brasileiras vão se adaptar a eles – povoam as cabeças de economistas e empresariado. Nessas horas, não se pode abrir de ouvir o que dizem os especialistas.

Buscando elucidar o cenário nacional e fomentar a competitividade regional, o Grupo de Líderes Empresariais de Mato Grosso (Lide-MT) promoveu na noite dessa segunda-feira (5), em Cuiabá, seu primeiro encontro após as eleições deste ano.

Com o tema “Desafios do Brasil: Liderança, Talento e Competitividade”, o evento trouxe para Cuiabá o pesquisador e consultor em desenvolvimento humano e organizacional Eugênio Mussak, referência em educação corporativa. À plateia, formada por empresários, líderes do agronegócio e secretários de Estado, Mussak destacou que o momento pelo qual o Brasil está passando é único e que o novo governo deverá romper muito do que foi construído até agora.

“É um momento interessante para discutirmos o que esperar dos nossos líderes. Acho que temos que esperar coerência com o discurso da mudança. A questão é que na realidade a mudança que se espera não é muito conhecida. Fala-se dos grandes temas, como combater a corrupção, aumentar a sensação de segurança, emprego, melhorar a saúde, mas todos os novos governos falam essas mesmas coisas. A grande mudança que se deve desejar, não é essa. Isso é obrigação de um novo governante, insistir nestes temas. A grande mudança é de mentalidade, mindset”, disse Mussak.

[featured_paragraph]Para o pesquisador, as pessoas devem puxar para si a responsabilidade e não ficar esperando só do outro, ou do governo. “Eu espero que o governo seja ético, mas eu não preciso ser, eu espero que o governo seja competente e eu não preciso ser. Essa é uma postura equivocada e é essa a mudança que eu gostaria de ver”.[/featured_paragraph]

Também participou do evento a head do Departamento de Mobilização do Centro de Liderança Pública (CLP), Ana Marina de Castro, que conduz anualmente o ranking de competitividade dos Estados. Nele, Mato Grosso figura em 11º lugar entre as 27 Unidades Federativas do país. O resultado positivo só foi possível devido à significativa melhora em pilares como “segurança pública” e “inovação”.

“No último ano, a maioria dos estados brasileiros teve uma piora na taxa de homicídios e roubos, mas em Mato Grosso esses índices melhoraram. O estado aparece com uma das menores taxas de roubo, de violência patrimonial, a cada 100 mil habitantes”, afirmou.

[featured_paragraph]O mediador do encontro foi o diplomata, economista e cientista político Marcos Troyjo – um dos eleitos para compor a equipe de transição do governo e integra o time do economista Paulo Guedes, futuro ministro. As reações ao Brasil pós-eleição em todo o mundo, segundo ele, são as melhores possíveis e os efeitos disso estão se refletindo na Bolsa de Valores. “O Ibovespa bateu recorde histórico nesta segunda-feira, 89,5 mil pontos. Para dezembro de 2019, a expectativa é que o Ibovespa atinja a marca dos 135 mil pontos. Empresas estão abrindo capital e o Brasil passou a ser 4º maior destino de investimento estrangeiro”.[/featured_paragraph]

O presidente do Lide Mato Grosso, o empresário Pedro Neves, ressaltou a importância do evento para formular uma agenda mais assertiva ao empresariado mato-grossense. “Debates como esses são essenciais para entendermos os desafios que os líderes políticos do país terão daqui para frente”, disse.

O LIVRE participou como parceiro-master do Lide na realização do evento. O LIVRE acredita que, além de reportar as decisões da administração pública no estado e na capital, é parte do seu papel auxiliar a pautar debates que são importantes para o desenvolvimento do estado de Mato Grosso.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes