Mato Grosso

Empréstimo em dólar vai pagar consultoria e software, diz Governo de MT

Equipe da Secretaria de Fazenda estve na Assembleia Legislativa para explicar motivos da dívida. Muitos deputados não se convenceram

1 minuto de leitura
Empréstimo em dólar vai pagar consultoria e software, diz Governo de MT
(Foto: JL Siqueira/ALMT)

A equipe técnica da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) foi à Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (18) para tentar explicar as razões para um empréstimo de US$ 40 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A dívida pode variar de 60 a 210 meses e os motivos não ficaram claros para muitos deputados.

Segundo o secretário-adjunto de transformação digital do governo, Kleber Geraldino Ramos, devem ser contratados consultoria e software para as áreas de saúde, previdência e assistência social, por exemplo. Mas, ainda não haveria especificações desse produtos.

“O Estado tem recurso suficiente para modernizar os serviços, não há necessidade de emprestar de banco internacional”, contra-argumentou o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que votou contra a autorização de contrair a dívida.

A crítica dele é às faltas de informações no projeto de lei aprovado, em segunda votação, na Assembleia Legislativa. O texto não traz tempo de endividamento, juros, e existência de entrave para a variação do dólar.

O adjunto Kleber Geraldino diz que o juro mínimo é de 1,3% ao ano, mas o percentual pode ser modificado durante a negociação com o Bird.

Os deputados aprovaram o empréstimo por 18 votos a favor e cinco contra – Valdir Barranco, Lúdio Cabral, Faissal, Ulysses de Moraes e delegado Claudinei.

Pela cotação recente do dólar, a dívida na moeda brasileira será de no mínimo R$ 200 milhões. O governo diz que o empréstimo vem sendo analisado desde 2019.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes