Mato Grosso

Empresas de Mato Grosso apostam em franquias para expandir negócios

3 minutos de leitura
Empresas de Mato Grosso apostam em franquias para expandir negócios
Foto: Assessoria

Com novas expectativas econômicas sobre o setor comercial no país, a veia empreendedora dos mais otimistas começa a pulsar mais forte em 2019. Em Mato Grosso, empresas já consolidadas no mercado estão optando pelas franquias como alternativa para expandir os negócios. Segundo o consultor empresarial do Sebrae-MT, Filipe Correa da Costa, é cada vez mais evidente essa tendência. “O setor de franquias está em expansão em todo o país, e em Mato Grosso temos percebido essa procura por empresas que já tem seu modelo de negócio consolidado, buscando a expansão disponibilizando esse formato por meio de franquias”. Ainda de acordo com o consultor, é uma oportunidade tanto para os empresários que já estão no mercado e querem difundir a marca, quanto para aqueles que querem começar a empreender.

Dados da Associação Brasileira de Franchising mostram que o segmento faturou 44,479 bilhões de reais, apenas no terceiro trimestre de 2018, contra 41,850 bilhões no mesmo período do ano passado – crescimento de 6,3%. Já no acumulado de 12 meses, 2018 também apresentou um faturamento animador: R$ 170,988 bilhões contra R$ 159,826 bilhões no acumulado em 2017. Quando o assunto é o mercado de trabalho, o setor de franquias também gerou resultados positivos. No terceiro trimestre de 2017 eram 1.205.714 empregos. Já no mesmo período de 2018 foram 1.286.440 – índice 6,7% maior de um ano para outro.

Segmento alimentício é o campeão de investimentos de franquias

Os dados da ABF mostram também que o segmento alimentício faturou sozinho, 11,616 bilhões no terceiro trimestre de 2018. Fazendo parte dessa estatística, o empresário Rubens Martins que atua como franqueado de uma rede internacional de fast food, há mais de dois anos vem trabalhando no projeto de desenvolvimento de uma marca própria e, no ano passado, inseriu no mercado uma empresa especializada no comércio de cafés especiais em Cuiabá. Deu tão certo que ele franqueou o seu próprio modelo de negócio. “O brasileiro, e os mato-grossenses em si, tem muito forte essa cultura de tomar o cafezinho todos os dias, e com a ‘gourmetização’ dos alimentos, os consumidores de café se apresentaram como um nicho muito rentável e favorável de investimento. Foi assim que surgiu a Root’s Açaí Café”, destaca. O empresário diz ainda que a inspiração para o negócio veio da gigante Starbucks, que também funciona no sistema de franquias em alguns países. “Criamos um mix de produtos exclusivos e fizemos uma série de testes com os consumidores, adaptando nossos produtos de acordo com o paladar do consumidor brasileiro”, disse o empresário.

[featured_paragraph] A grande vantagem em optar por uma franquia nova no mercado, segundo o consultor Filipe Correa, são os investimentos iniciais mais acessíveis, e a taxa de retorno em menor tempo. “Investir numa franquia que ainda não tem muitos franqueados pode ser um boa oportunidade de negócio, já que as marcas mais conhecidas exigem grandes quantias iniciais de investimento. Apesar disso, é preciso que o empreendedor esteja muito atento às regras do contrato e nos benefícios e suporte oferecidos pela franquia”, explica Filipe.[/featured_paragraph]

Uma outra vantagem para quem quer optar por empreender a partir de uma franquia, é que irá investir num modelo de negócio já testado e aprovado. “Uma empresa que oferece franquia, já passou por um árduo processo até ajustar seu mix de produtos, fornecedores, precificação, até chegar às estimativas de faturamento. Portanto, quem opta por ser um franqueado, já começa com um modelo de negócio que já apresentou resultados positivos”, destaca o consultor.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes